[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 16 de janeiro de 2018



Largo D. Fernando II
(Largo da Feira de São Pedro)


A título de mero exemplo, eis um dos textos que subscrevi em 2016, num momento da intervenção cívica contra o projecto que, actualmente, volta à baila ainda não se descortinando muito bem com que contornos.
Cumpre lembrar que o movimento em apreço foi promovido pela Canaferrim - Associação Cívica e Cultural, entidade à qual estou ligado enquanto fundador e dirigente, 'de braço dado', entre outros, com Fernando CunhaJoão DinizGabriel CruzSofia Dionísio, António Esteves ou Ricardo Duarte.
João De Oliveira Cachado adicionou 2 fotos novas.
Largo da Feira de São Pedro
É como membro da Canaferrim, Associação Cívica e Cultural que vos escrevo acerca do assunto cujo título encima estas palavras, assunto que, por continuar perfeitamente na ordem do dia, carece de um esclarecimento relativamente aos seus objectivos.
A todos quantos têm manifestado interesse na resolução da questão, suscitada pela apresentação pública do Projecto de Intervenção que a Câmara Municipal de Sintra pretende concretizar no local, apenas lembrarei o compromisso fundamental constante do texto de apresentação do abaixo-assinado que, para vossa comodidade, abaixo reproduzo.
Aquilo que os signatários solicitam à Câmara Municipal de Sintra é que se disponibilize para convocar uma reunião com os cidadãos interessados no sentido de debater as questões pertinentes. É nessa sede de assembleia democrática que os interessados pretendem discutir o que houver para discutir, com toda a urbanidade, no exercício de direitos e deveres cívicos em que eleitos e eleitores coincidem em absoluto.
Enquanto a Câmara Municipal de Sintra não convocar a reunião para que autarcas e técnicos possam explicitar aquilo que, infelizmente, não tiveram o cuidado de fazer em tempo oportuno, será oportunidade perdida qualquer tentativa de contorno da questão através de iniciativas que não considerem, de facto, a auscultação dos fregueses de São Pedro, dos sintrenses em geral e de todos os demais interessados.
Está em marcha um movimento cívico. O abaixo-assinado é apenas uma dentre muitas atitudes que pode revestir a luta pela causa em apreço. É isto a democracia participativa que todos tanto prezamos e que tão bons frutos tem tido como, por exemplo no caso da Abrunheira Norte, em que, pura e simplesmente, processo muito mais complexo fez a marcha-atrás que os cidadão quiseram.
Felizmente, hoje em dia, os cidadãos estão cada vez mais bem preparados para protagonizar as atitudes de defesa do património comum, capazes de impedir que se aceite como facto consumado qualquer projecto mais ou menos abstruso, mais ou menos absurdo, desrespeitador das memórias que estão coladas aos locais onde se pretende intervir.
O caso do Largo da Feira de São Pedro está a suscitar uma acção de cidadania activa muito interessante que, pela sua feição, tudo leva a crer possa ser exemplar e digna herdeira, por exemplo, do Movimento Cívico que, há mais de década e meia, impediu a autarquia de construir um parque de estacionamento na Volta do Duche.
Resumindo e concluindo, aqui fica expresso o desejo de que a Câmara Municipal de Sintra, seja sensível e acolha o pedido dos cidadãos, não tardando na convocatória da reunião pública, objectivo específico do abaixo assinado. Tão simples como isto!

Sem comentários: