[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Accademia del Piacere
o grande gozo da Música

[Publicado no facebook em 26.07.18]

A Accademia del Piacere, dirigida por Fahmi Alqhai, é o estupendo agrupamento que, amanhã, Sexta-feira, dia 27 de Julho, se apresentará no Palácio da Vila para o preenchimento de um programa subordinado ao tema "Fantasías, diferencias y glosas" na música espanhola dos séculos XVI e XVII.
Trata-se «só» do apogeu da música espanhola, que coincide com idêntico esplendor na Literatura, na pintura, contemporâneo da expansão do império, o designado Siglo de Oro.
Teremos Fahmi Alqhai, na viola da gamba e direcção musical, Johanna Rose e Rami Alqhai também em viola da gamba, Javier Núñez no cravo, Juan Carlos Rivera na guitarra barroca e o conhecidíssimo Pedro Estevan, na percussão, companheiro das andanças de muitos anos de Jordi Savall.
Ouviremos variações e reinterpretações instrumentais de peças famosas da época, por exemplo, de Josquin, Santiago de Murcia, Gaspar Sanz, Luys de Narváez, Heinrich Isaac, Jacobus Arcadelt, etc.
Com outro programa, no Sábado, ainda poderão assistir ao evento programado para o mesmo local. Para mim, o de amanhã, será o último deste ciclo dos 'Reencontros, Memórias Musicais no Palácio de Sintra'.
Não posso deixar de agradecer à Parques de Sintra por mais esta edição da iniciativa que trouxe aos serões das últimas Sextas-feiras momentos verdadeiramente memoráveis de partilha da Música.
E, naturalmente, ao Maestro Massimo Mazzeo, as maiores felicitações pela confirmação do sucesso dos ciclos nos palácios da Pena, de Queluz e da Vila, uma aposta certa que se afirmou sob sua coordenação e Direcção artística.
Como costumo afirmar em circunstâncias que tais, estamos todos de parabéns!
Finalmente, eis "Glosa sobre Mille Regretz", de Josquin des Près, com arranjo de Fahmi Alqhai, uma das peças que escutaremos durante o concerto, numa interpretação da Accademia del Piacere.
Boa Audição!

Sem comentários: