[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Uma polícia sem estratégia

Depois do que pudemos verificar, sobre actuação da GNR na resolução do caso suscitado pelo estacionamento clandestino no empedrado fronteiro ao Centro Cultural Olga Cadaval, sobressai uma conclusão inequívoca: a força policial, em vez de ter evitado a ocorrência de um problema que só passou a existir fruto da sua complacência e tolerância, acabou por apenas «intervir para remediar».
E isto me parece de evitar a todo o transe. A polícia tem que demonstrar publicamente que obedece a uma estratégia concertada em cada um dos domínios em que as suas actividade e competeência são exercidas. No caso do estacionamento, por exemplo, deveria ter aproveitado a circunstância para dar sinais afins da resolução do vizinho problema do estacionamento caótico, à volta do mercado municipal da Estefânea. Não o fez nem se prevê quando o fará. E é grave o que está a acontecer porque pactua com um statu quo de terceiro mundo, perfeitamente inadmissível.
Talvez ainda mais grave é o que tem vindo a acontecer junto à Quinta da Regaleira. Depois do sucedido nos fins de semana anteriores e, particularmente no último, será que a GNR não vai tomar medidas rigorosas, não permitindo o estacionamento sobre os passeios? Vamos ficar todos na expectativa e cá estaremos na próxima segunda-feira a dar os parabéns ou a lamentar...

Sem comentários: