[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 1 de março de 2011



Incrível!!!


Para que nenhuma dúvida subsista quanto ao baixo nível do sentido cívico de muitos moradores e comerciantes do centro histórico de Sintra, tenha-se em consideração o seguinte despacho da Agência Lusa desta manhã, que passo a transcrever na totalidade:

Sintra:
Comerciantes e moradores do centro histórico de Sintra contestam multas de estacionamento

01 de Março de 2011, 07:10

Sintra, 01 mar (Lusa) - Moradores e comerciantes do centro histórico de Sintra estão indignados com as acções fiscalizadoras da Policia Municipal e da empresa municipal que gere o estacionamento, contestando a "caça à multa" e o recente bloqueio de viaturas.


Junto ao mercado da Estefânia, no centro de Sintra, existe um sentimento de revolta despertado pela utilização, desde Outubro, de bloqueadores por parte da Policia Municipal e dos fiscais da Empresa Municipal de Estacionamento de Sintra (EMES).

Os moradores e comerciantes ouvidos pela agência Lusa dizem-se descontentes com o que chamam de "caça à multa" levada a cabo pelas entidades fiscalizadoras do estacionamento
.


http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/12217664.html"


O caos do estacionamento das viaturas em zonas do centro nevrálgico de Sintra, que confunde e incomoda qualquer pessoa com um mínimo de discernimento e sentido de respeito pelos direitos alheios, é uma prática quotidiana de imensos prevaricadores, incapazes de compreenderem e, muito menos, de se submeterem à ordem cívica decorrente do exercício da autoridade democrática que, por exemplo, a Polícia Municipal de Sintra, tão exemplarmente, tem protagonizado nas últimas semanas.

Em Sintra, à excepção destes comerciantes e moradores – que, não nos iludamos, constituem uma esmagadora maioria – também há um punhado de munícipes esclarecidos, civilizados e tão europeus como os demais cidadãos que vivem além fronteiras. Ouso expressar a opinião destes últimos, fazendo votos no sentido de que a Câmara Municipal de Sintra não se impressione e, muito menos, se intimide com os manifestos de desagrado que a Lusa dá conta.

Sabemos que constituímos uma minoria perfeitamente exótica mas também sabemos da razão que assiste à opinião que comungamos. Bem, no meio de tanta, insanidade, oxalá prevaleça a lucidez da decisão que determinou a actuação da Polícia Municipal. Se ainda não se percebeu, gostaria de sublinhar como a recente actuação da PM nesta questão é um verdadeiro acto de cultura e de civilização, muito longe de se inscrever no contexto da designada caça à multa, a ignóbil desculpa de quem, infelizmente, ainda não consegue entender como, o tiro lhe sai pela culatra.


Todavia, nada nos espantaria se a autarquia, que superintende à PM, vergada perante a indignação de tanta ignorância, acabasse por ceder, mais uma vez desperdiçando a oportunidade de, definitivamente, demonstrar de que lado está a defesa dos interesses de uma comunidade que não se enxerga.


Por outro lado, não nos esqueçamos que o facto de, infelizmente, ainda não existirem alternativas satisfatórias para resolução do problema do estacionamento, a ninguém autoriza – e, muito menos, à própria autoridade – pactuar com a mais descarada ilegalidade.

Tenhamos esperança. E que assim seja.


[NB: este texto foi objecto de uma série de comentários inadvertidamente eliminados. O meu pedido de desculpa aos autores]




Sem comentários: