[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


Salzburg, 3 de Fevereiro
Mozartwoche, 2012

Questões térmicas... e outras

É simplesmente para avisar os familiares, amigos e tutti quanti que não me venham com mais detalhes sobre as baixas temperaturas nas lusas paragens... Por favor, tenham decoro! ... Há pouco, saindo do fabuloso concerto com Les Musiciens du Louvre, acerca do qual vos escreverei mais tarde, fui passar pela lindíssima, bem conhecida e fidedigna torre metereológica de Salzburg. Só queria confirmar o que as minhas barbas, entretanto já cristalizadas por cem metros de desvio, me davam a entender: quatorze negativos!

Não foi nada que me tivesse especialmente surpreendido porque já aqui suportei temperatura ainda mais negativa. No entanto, aposto que estou mais confortável aqui do que vocês com esses miseráveis 0º ou lá o que é...

Outro assunto. Como verificaram, o José Manuel Anes não acusou a recepção do escrito que lhe dirigi. Assim sendo, estão privados da música que lhe sugeri ele próprio propusesse. A colmatar a falta, não vou substituir-me à sua intervenção mas, isso sim, sugerir-vos que escutem com atenção a peça que se segue. Não ouvirão música mas a música está toda lá.

Consegui encontrar esta entrevista a Nikolaus, Graf (conde) Harnoncourt, o mais revolucionário dos aristocratas que conheço, com legendas em Inglês, numa passagem em que se refere ao assunto supra. É uma longa luta que ele vem travando aqui na Áustria, através de uma intervenção cívica que, vinda de quem vem, não pode ser mais autorizada.


http://youtu.be/-IuBsD3FmiI

Sem comentários: