[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 21 de março de 2012




Malipiero?


Sim, meus amigos, Gian Francesco Malipiero (1882-1973), um dos mais importantes compositores italianos do século vinte, prática e injustamente desconhecido entre nós, é merecedor da maior atenção da vossa parte. Já que os grandes auditórios o mantêm num afastado do público - haverá razões de carácter ideologico-político - eis que me proponho «programá-lo» neste mural através do qual, como sabem, também pretendo dar a conhecer obras menos divulgadas, esquecidas ou que não 'acontecem' por mera ignorância.

O que vos proponho é um conjunto de cinco documentos audiovisuais cuja partilha vos permitirá adquirir uma relativamente segura noção de que se trata de obras maiores da música do século passado. Nelas descobrirão, estou certo, afinidades declaradas com a maioria dos compositores seus contemporâneos e uma evidente originalidade em que julgo não ser necessário insistir. «Isto» é tudo menos fancaria superficial.

Deliciem-se com momentos de excelente recorte musical que, sendo contemporâneos, são de todos os tempos. Este é um compositor cuja oficina muito deve a seus «colegas» do barroco e do classicismo, percebe-se perfeitamente que os «frequentou» sendo exímio em verter, na sua, o filtro da obra de ilustres antepassados, assim contribuindo para que o fluxo cultural de épocas anteriores, continue plasmado nos compassos da nossa vida.

Há precisamente quarenta e cinco anos - lembro-me, perfeitamente - tinha uma conversa, em Veneza (Treviso, muito perto é o lugar natal de Malipiero), em que meu pai tecia as maiores loas a este homem da Música. Fiquei muito impressionado com o modo como, para o meu pai, este compositor era a charneira indispensável à compreensão do processo musical em permanente evolução. E, como ele afirmava, peremptoriamente, não só na Itália, mas em todo o mundo que se reclama desta espantosa herança cultural.

Por favor, não me regateiem a vossa opinião.

Boa audição!


http://youtu.be/w20_QIq0e1Q



Sem comentários: