[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 23 de março de 2012

O Ring sem palavras


É uma proposta do conhecido maestro e também compositor Lorin Maazel, algo que se poderia designar como síntese sinfónica do Ring, para concepção da qual terá sido fortemente influenciado pelos comentários de Wieland Wagner, neto do compositor, acerca da importância da orquestra na Tetralogia.

Trata-se de um resumo orquestral , com a duração de uma hora e um quarto, concebido com o expresso objectivo de proporcionar a novas audiências a magia destes monumentais dramas musicais. Se, no caso da gravação que vos proponho, acrescentarmos que a orquestra de serviço é a Filarmónica de Berlin, podem preparar-se para assistir a um concerto da máxima qualidade, independentemente de serem discutíveis algumas opções de Maazel.

Gostaria de chamar a vossa particular atenção para alguns momentos. Por ordem de audição, em Das Rheingold [Ouro do Reno], aos 6’15’’, ‘Entrada dos deuses no Walhalla’, e, particularmente conseguido, extremamente comovente, o episódio da despedida de Wotan, no fim de Die Walküre, aos 23’19’’. Na minha opinião, em Gotter Dämmerung [Crepúsculo dos Deuses], menos eficaz, a grande pressão que Maazel imprime em ‘Viagem de Siegfried pelo Reno', que se inicia aos 44’22’’ da qual se redime em ‘Morte de Siegfried e Música Fúnebre’, aos 56’12’’.

Não tenho a mínima dúvida de que este arranjo de Lorin Maazel constitui um excelente trabalho de promoção, animação e divulgação musical. É uma aproximação à Tetralogia, o famoso conjunto de preâmbulo e três jornadas que assumiu Der Ring des Nibelungen [O Anel do Nibelungo] que Richard Wagner nos legou como marco extremamente compósito e essencial, não só da ópera, mas de toda a música e da cultura ocidental.

Bom visionamento. Boa audição!


http://youtu.be/AQX0MswCnrw


PS: Ontem à noite, esta mesma peça foi interpretada no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, pela orquestra da casa, sob a direcção de Michael Boder. Naturalmente, a orquestra precisou de grandes reforços em todos os naipes, num total de mais de quarenta músicos extra! Infelizmente, veio a verificar-se a mais que previsível falta de coesão.

Abalançar-se a uma peça com estas características, com o misto grupo de músicos resultante do referido alargamento, exigiria um significativo conjunto de ensaios que, manifestamente, não se verificou. De qualquer modo, mesmo sem entrar em detalhe, cumpre referir terem-se escutado alguns momentos de bom recorte.

Sem comentários: