[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 28 de junho de 2013




Sintra, Festival 2013
Recital cancelado


O recital da pianista coreana Ah Ruem Ahn programado para amanhã, dia 29 de Junho, pelas 21,30, no Palácio de Queluz, foi cancelado devido a um problema de saúde. É uma grande perda para o Festival, entre outras razões, também pelo facto de se tratar de uma grande artista que nos viria apresentar um programa muito desafiante, cuja primeira obra, Grand Sonata em Lá Maior op. 4 WWW 26 de Richard Wagner é raramente tocada em público.

Pretendendo não vos privar da sua audição, eis que vo-la trago com o enquadramento das notas de Mariana Portas/Luisa Tender que, de imediato passo a transcrever:


"Aos dezanove anos de idade, o jovem Willelm Richard
Wagner (1813-1883) reagia espontaneamente a todos os
estímulos musicais, fossem eles atuações em concertos ou
partituras que chegassem à sua mão. O jovem músico confiou
assim ao papel uma série de obras ou esboços de música que
ou se perderam, ou foram ignorados em função do enorme
peso da sua celebridade em anos mais tardios.
Não sendo um menino-prodígio, o jovem Wagner tocava
piano apenas razoavelmente, ao ponto de lhe sugerirem que
procurasse as lições de J. N. Hummel (1778-1837). Mas
embora não fosse excecionalmente dotado como músico
(desde a infância tinham-lhe augurado as carreiras de
escritor, ator ou dramaturgo) depressa adquiriu fluência na
leitura de partituras de música. Era habitual ler partituras de
ópera como por exemplo o Don Giovanni de Mozart, ou os
quartetos de cordas e sonatas de Beethoven, e em seguida
exercitava-se na harmonia e contraponto musical. A sua
ambição e energia eram infatigáveis. Aos dezoito anos,
Wagner recebeu a orientação de Theodor Weinlig (1780-1842),
«Cantor» da Igreja de São Tomás de Leipzig, a mesma em que
J. S Bach tinha servido oitenta anos antes. Começavam por
analisar sonatas para piano, por exemplo de Ignaz Pleyel
(1757-1831), e exercitavam as formas da fuga e do cânone.
Seguia-se a escrita de uma sonata para piano do próprio
Richard Wagner, para conclusão do exercício. A primeira
destas sonatas a ser concluída, em Si bemol maior, foi
dedicada a Weinlig, que convenceu a firma Breitkopf & Härtel
a publicá-la. Entre essas peças, porém, a «Grande Sonata» em
lá maior op. 4, WWV 26, em três andamentos – composta
possivelmente em 1832, com dezanove anos – é a obra mais
interessante, que acusa alguma influência de Beethoven.
Alguns motivos parecem concorrer neste sentido, como sejam
o tema de abertura da Quinta Sinfonia, ou da fuga da Sonata
«Hammerklavier» op. 106, após o que a Sonata culmina num
final brilhante e virtuosístico."


A interpretação que vos proponho é da pianista Nina Kavtaradze. Terão de accionar os três comandos sucessivamente.

Boa audição!


I. Allegro con moto

http://youtu.be/piFqMDUfZC8 [I]
II. Adagio molto, e assai espressivo
http://youtu.be/OtzMb9_Kjlw [II]
III. Allegro molto
http://youtu.be/w88n0mnyvgA [III]
 
 


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