[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 19 de junho de 2013


Sintra, Festival:
-Rui Vieira Nery,
Conferências da Regaleira


[Texto publicado na edição do ‘Jornal de Sintra’de 14 de Junho de 2013]


Neste ano de 2013, a exemplo do modelo que há anos prossegue, sempre na perspectiva de proposta concentrada de desafios culturais diversos afins de uma temática geral, o Festival de Sintra vai continuar a apostar na apresentação de conferências.

Desta vez, subordinado à comemoração
dos centenários de Richard Wagner, Giuseppe Verdi e de Benjamin Britten, e mantendo uma anterior relação que muito o distingue, o Festival conta com a colaboração do Prof. Doutor Rui Vieira Nery, destacada figura da vida cultural nacional, ex-Secretário de Estado da Cultura, conhecido e prestigiado musicólogo.

É no cenário ímpar do Palácio da Quinta da Regaleira, que poderão assistir a um ciclo de duas conferências cuja abordagem vos permitirá, não poderei estar mais certo, o acesso ao universo de três grandes compositores que, indelevelmente, marcaram a estética musical dos séculos dezanove e vinte. Que tudo isto possa acontecer numa calma tarde de Verão, depois de terem beneficiado da beleza e amenidade local, eis a imperdível oportunidade que só o Festival de Sintra oferece.

Assim, de acordo com o programa já disponibilizado no respectivo site, nos próximos dias 3 e 10 de Julho, pelas 19.00 horas, poderão contar, respectivamente, com I.Verdi e Wagner: os Caminhos Cruzados do Drama Musical Romântico e II.Benjamin Britten: Por um Modernismo de Rosto Humano. Em ambas as oportunidades, Rui Vieira Nery proporá os excertos musicais que se impuserem à sua exposição.

Como têm vindo a verificar, apesar de seríssimas restrições de ordem financeira, o Festival de Sintra não faz a mínima concessão à qualidade das suas propostas. Só neste domínio, como já tive oportunidade de vos pôr ao corrente, também conta com uma Conferência de Abertura, no dia 22 de Junho, pelas 18.00 horas, no Centro Cultural Olga Cadaval, subordinada ao título Memórias Musicais de um sintrense, a cargo de outra figura nacional de referência, o Prof. Doutor Daniel Sampaio.

Ainda no âmbito do espaço que o Festival concede à palavra, gostaria de fazer referência a um Recital de Luisa Tender, a realizar no dia 5 de Julho, no Palácio da Vila, em que a pianista também apresentará uma pequena palestra sobre Charles-Valentin Alkan (1813-1888) – um grande, porém esquecido, compositor francês cujo duplo centenário também se comemora este ano – antes de interpretar Préludes e a Grande Sonata «As Quatro Idades» op. 33, peças de sua autoria.

Portanto, não só nas componentes musical e do cinema, também nas conferências, uma inequívoca máxima exigência, quer do Director Musical do Festival, Dr. Luís Pereira Leal quer do próprio Presidente da Câmara Municipal de Sintra Prof. Fernando Seara que, deste modo, honram os pergaminhos do mais antigo Festival de Música nacional.

NB: À excepção do mencionado Recital, todas estas aliciantes propostas têm acesso gratuito. Lugares estupendos, eventos culturais magníficos e enriquecedores, sem quaisquer encargos para o público que vai acorrer. De qualquer modo, todos os interessados devem contactar as bilheteiras para obterem o bilhete de acesso.

[João Cachado escreve de acordo com a antiga ortografia]

Sem comentários: