[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 13 de julho de 2013


Sintra,
Festival 2013 - Concerto de encerramento [I]
 
[Facebook, 12 de Julho de 2013]
Num concerto da Orquestra Gulbenkian dirigido por Joana Carneiro, com o pianista Pedro Gomes como solista, vai encerrar a 48ª edição do Festival de Sintra. O programa compreenderá o "Prelúdio da Ópera 'Macbeth'" de Verdi, o "Concerto para Piano, op 13" de Benjamin Britten e a "Sinfonia No. 1em Dó Maior, WWW29" de Richard Wagner.

A primeira obra para piano e orquestra de Britten, composta antes de qualquer das suas óperas
, foi o Concerto para Piano op. 13, composto em 1937 estreado num Concerto Promenade em 1938, com o próprio Britten ao piano. Posteriormente seria revista em 1945, tendo Britten substituído o terceiro andamento (Recitative and aria) por um novo, Andante lento.

Descrito pelo compositor como «simples e direto na forma», o Concerto para Piano é uma obra repleta de virtuosismo e impulso rítmico, que permaneceu na obscuridade durante décadas e tem vindo a conquistar cada vez maior atenção do público.

A versão revista de 1945 foi estreada no Festival de Cheltenham em 2 de Julho de 1946. Pouco antes, Britten tinha levado à cena a ópera Peter Grimes, e o enorme êxito desta imediatamente o guindou à
fama mundial. Seguir-se-iam mais seis óperas durante a década seguinte, que o consagraram como um dos mais importantes compositores do século XX.

A estreia em Londres do Concerto para Piano op. 13 ocorreu pouco depois dessa circunstância, no Royal Albert Hall de Londres, com a London Symphony Orchestra dirigida por Basil Cameron. A gravação do Concerto de Britten que mais se celebrizou nas décadas seguintes foi realizada com o pianista Sviatoslav Richter (1915-1997) e a English Chamber Orchestra dirigida pelo próprio compositor Benjamin Britten. Foi gravada ao vivo em 1970, num concerto no Festival de Aldeburgh.

Precisamente dessa gravação vos apresento o I Andamento, Toccata, Allegro molto e con brio.

Boa audição!

http://youtu.be/z6E4OhTcPMU
 

Sem comentários: