[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 13 de julho de 2013


Sintra, Festival 2013
Concerto de encerramento [II]
 
[Facebook, 12 de Julho de 2013]

Na sequência do post anterior acerca do concerto desta noite no Centro Cultural Olga Cadaval, pelas 22,00, com a Orquestra Gulbenkian, sob a direcção de Joana Carneiro, cumpre apresentar a outra peça em programa, a Sinfonia No. 1 em Dó Maior WWW29 de Richard Wagner.

Para o efeito, permitirão que recupere parte de um texto que escrevi e publiquei no blogue sintradoavesso, acerca da Mozartwoche 2013, aquando da minha desloca
ção a Salzburg, altura em que esta mesma peça foi apresentada pela orquestra Les Musiciens du Louvre, dirigida por Marc Minkowski.

“(…), obra de juventude, composta aos dezanove anos, que os wagnerianos conhecem, mas ignorada pela maior parte do público que frequenta as salas de concerto, quanto mais não seja, também porque é rarissimamente interpretada. Não vamos afirmar que se trata de uma obra prima. No entanto, está longe de se justificar ter sido tão votada ao esquecimento, aliás como a sua outra, incompleta, sinfonia em Mi Maior.

Como decidi proporcionar-vos a sua audição, hão-de reparar como é notória uma certa influência de Beethoven e, em particular da Sétima Sinfonia. De qualquer modo, notem como já se vislumbram certas soluções que prenunciam uma oficina, de facto, muito mais vocacionada para outros domínios musicais, em especial, o da ópera em que Wagner pontificou como um dos mais sérios casos da nossa cultura.

Aí tendes, um bom registo do primeiro andamento, Sostenuto e maestoso, Allegro con brio, na leitura do maestro Heinz Rögner, à frente da Orquestra Sinfónica da Rádio Berlin.

Como não consegui uma gravação sem imagens, fica a advertência para que não se distraiam com os retratos de Wagner. Como adivinho que a maior parte dos leitores nunca terá ouvido esta obra, há mesmo que ter a noção de se tratar de um momento raro."

Mais uma vez sublinho que o serão desta noite é mesmo de rara oportunidade para o contacto ao vivo com a obra. Portanto, se puderem, não percam o evento.

Boa audição!


http://youtu.be/nAvhVNfMf60
 

Sem comentários: