[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014






[SALZBURG, 28.01.2014 (3)]




[facebook, 29.01.2014]


Então, vamos lá pôr um pouco de ordem nos relatos, fazendo-o por ordem cronológica dos eventos.

1.Primeiramente, reportando-me ao concerto do passado dia 26, domingo, à noite. Se bem se lembram, nesse dia, já vos tinha dado conta das missas, de manhã, e do concerto da tarde, exclusivamente com peças de Arvo Pärt, no ‘Solitär’, o auditório da Universidade Mozarteum.
Muito rapidamente, a lembrar que aconteceu na Haus für Mozart, intervindo Les Musiciens du Louvre Grenole, sob a direcção de Marc Minkowski. Em programa, além da Sinfonia em Lá Maior KV. 201 e da Abertura de “Il re pastore”, KV. 208, do ‘Andantino’ da Serenata em Ré Maior KV. 320, ainda de Mozart, teríamos as árias ‘Il mio tesoro intanto’ de Don Ottavio, e Recitativo e Ária ‘Crudele! - …Non mi dir bell’idol mio’ de Donna Anna. De Gluck, Recitativo, Ária e dueto Armide-Renaud, da ópera “Armide”.

A anunciada soprano Sonya Yoncheva foi substituída por Chiara Skerath e o tenor de serviço, nem mais nem menos, do que Rolando Villazón. Como eu já estava à espera o bom do mexicano prejudicou o excelente saldo do evento. Palavra de honra que não percebo como é que Minkowski, director de extremo bom gosto, homem que tem um raríssimo feeling para descobrir novos talentos, insiste em trazer Villazón a Salzburg. São conhecidas as suas dificuldades, após uma má gestão do órgão vocal e nunca deveria atrever-se a cantar Mozart. A verdade é que tem um público histérico, do género de umas senhoras de meia idade que se passam com o latino. Enfim, uma tristeza. Não há bela sem senão e, a prová-lo, o episódio de domingo à noite.

2. Ontem, segunda-feira, dia 27, aflorei apenas a questão da comemoração oficial do aniversário de Amadé. Dei-vos conta da cerimónia em que Alfred Brendel foi agraciado com a maior honra que a Fundação do Mozarteum dispensa, a sua Medalha de Ouro. O ano passado, se bem se lembram, o distinguido foi András Schiff e, já soube que, no próximo ano, como não poderia deixar de acontecer, será Mitsuko Uchida.

Para que tenham ideia do nível de organização milimétrica destes eventos, tenham em consideração que, tendo começado às 11,00, a função terminaria às 12,30. Entretanto numa hora e meia, tivemos: 1. A interpretação do 1º Andamento, Allegro vivace assai do Quarteto em Si Maior, KV. 458, de Mozart, pelo Minetti Quartet; 2. Discurso do Presidente da Fundação Internacional do Mozarteum de Salzburg; 3. Interpretação por Elizageth Craig (sobre quem publiquei um post) de três canções de Mozart, a saber, ‘Der Zauberer’, KV. 472, ‘An die Freude’, KV. 53 e ‘Die Alte’, KV. 517; 4. Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Salzburg; 5. Discurso do Presidente da Região; 6. Interpretação de “12 Variações para Piano e Violoncelo op. 66, de Beethoven, sobre ‘Ein Mädchen oder Weibchen’, da ópera “A Flauta Mágica” de Mozart, por Adrian Brendel e Kit Armstrong (piano); 7. Discurso ‘Laudatio’ de Alfred Brendel, por Andreas Dorschel; 8. Discurso de agradecimento de Alfred Brendel; 9. Interpretação da canção ‘Acht Gedichte, op. 10, No. 5 de Richard Strauss; 10. Interpretação do Andamento ‘Allegro assai’, do Quarteto em Si Maior, KV. 458 de Mozart.

Estão esclarecidos?

À tarde, não participei das comemorações de rua do aniversário de Mozart. Não me dou particularmente bem com multidões. À noite, um concerto com a Orquestra do Mozarteum acerca do qual mais logo vos contarei.


Sem comentários: