[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 2 de março de 2015



2015, Salzburg, XXVII
Cappella Andrea Barca, dia 25 de Janeiro


[facebook, 31.01.2015]


O programa integrou o Concerto No. 1 em Dó maior para Piano e Orquestra, op. 15 de Beethoven, o Concerto em Mi Maior para Piano e Orquestra, KV. 482 de Mozart, e a Sinfonia No. 5 em Si Maior, D 485 de Schubert. Sir András Schiff interpretou os concertos e, nesses momentos, tendo dirigido a sua orquestra a partir do piano.

Cumpre esclarecer que as cadências e a entrada do terceiro andamento do Concerto de Mozart foram do próprio Sir András Schiff. Sala à cunha. Excelente ambiente, muito propício a uma leitura extraordinária do 'Allegro - Andante cantabile - Allegro' da obra de Mozart.

Para quem desconhece o detalhe, fique a saber que a Senhora Yuuko Shiokawa, integra o naipe dos primeiros violinos da Andrea Barca e é mulher do pianista e maestro. Uma ternura de pessoa e estupenda intérprete também de música de câmara.

É uma pena que o YouTube tenha cancelado a disponibilização de uma gravação, hoje já considerada histórica, em que András Schiff interpreta este concerto com a Orquestra Camerata Academica Salzburg sob a direcção do saudoso Sandor Vegh.Nessa ipossibilidade, deixo-vos com uma leitura do lendário Geza Anda, que está ao piano e dirige a mesma orquestra em 1962.


Boa Audição!

http://youtu.be/oGnYRAUOf1E
András Schiff & Capella Andrea Barca

Sem comentários: