[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 29 de agosto de 2015



Lá vem mais um episódio da novela do teleférico...



Trata-se de um projecto altissimamente controverso, acerca do qual já muitos de nós nos pronunciámos contra. A opinião do meu querido amigo José Cardim - a quem, entre serviços da mais ata relevância, Sintra tudo deve relativamente à classificação como Património da Humanidade na secção de Paisagem Cultural - é frontal e totalmente contra.

Por outro lado, esta notícia não poderia vir mais a propósito. É que, a partir do próx...imo dia 1 de Setembro, vai ser inaugurado o Gabinete do Património Mundial - Paisagem Cultural de Sintra que terá uma inequívoca palavra acerca do assunto. O seu director, Dr. João Lacerda Távares, a quem aproveito para saudar com votos de êxito no exercício da missão - ele que, durante dez anos fez parte do Conselho de Administração da Parques de Sintra sob a presidência do meu amigo Prof. António Lamas - é pessoa extremamente ponderada, conhece profundamente a questão, dele se esperando que não deixe por mãos alheias o crédito que detém neste domínio da defesa e preservação do património em Sintra.

Aliás, como o DN avança, o projecto está em estudo... Sublinho, em estudo. Muita água terá de correr sob a ponte, enquanto necessário, até que se conclua o que for mais pertinente. Nada de precipitações. Quanto à hipotética concretização de tão contundente projecto, no prazo aludido, é uma mera indicação que, apenas, vale o que vale e se sujeita às interpretações que cada um houver por bem.

Naturalmente,não teria escrito as palavras supra se, para resolução do problema de acesso aos pontos altos da Serra, nomeadamente a Pena, não houvesse alternativa, minimamente contundente para a preservação da Paisagem Cultural de Sintra - Património da Humanidade. Pois bem, como o arqueólogo José Cardim já demonstrou, a verdade é que isso, de modo algum, acontece com a solução do teleférico...
 
Ver mais
 
 
 
Investimento será privado e rondará os 25 milhões de euros, disse o presidente da câmara, Basílio Horta. O objetivo é retirar automóveis do centro histórico e colher...
dn.pt|De Global Media Group
 

Sem comentários: