[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 29 de novembro de 2015



JeanYves Thibaudet,Vivienne Westwood & Co.


Até eu, que nunca me interessei por moda, conheço os nomes de alguns dos considerados 'criadores'. Naturalmente, Vivienne Westwood também faz parte da minha bagagem de manifesto ignorante desse nicho da criatividade.

A verdade é que, de modo algum, se pode ignorar este e outros quejandos epifenómenos contemporâneos que, a todo o transe e com desmedido sucesso, desenvolvem as mais sofisticadas estratégias de marketing cultural com o objectivo de ganhar estatuto no mundo das Artes.

Independentemente de ficarem ou não para a História das Artes Performativas, os casos da colaboração de VW no "Rigoletto", em Siena, ou na Opera de Viena, num Concerto de Ano Novo, com os figurinos para o seu corpo de ballet são exemplos dessas iniciativas.

Pois bem, demonstrando até que ponto assim é, até aqui, neste modestíssimo mural de fb, Lady Westwood aparece referida E, se assim acontece é porque o programa de sala do recital de piano do passado dia 24 no Grande Auditório da Gulbenkian anunciava que o guarda-roupa de concerto de Jean-Yves Thibaudet é por ela criado.

De facto, só li esta referência muito depois, no dia seguinte. E, apenas nessa altura, lembrei que, na realidade, durante o recital, reparara que o pianista tinha vestido e calçado algo diferente do formal. Se não me engano e a memória não falha - porque sempre tento perceber como funciona o jogo de pedal de cada pianista - pareceu-me que os sapatos tinham algo metálico (?).

Desconheço e não estou minimamente interessado em saber se o pouco público presente, cerca de um terço da lotação, é ou costuma ser sensível ao guarda-roupa dos pianistas. No meu caso, posso adiantar que me desagrada sobremaneira quando «se produzem» de modo pouco discreto.

Enfim, em relação ao que ali nos levava, bem posso afirmar que nada acrescentei à opinião que já tinha acerca do artista e que, sumária e muito sucintamente, até é bastante positiva.

Um dia destes me referirei ao que tem sido o ciclo de piano desta tmporada 2015/16, hoje mesmo continuando com um recital de Christian Zacharias. Desde já fica prometido que não farei mais alusões às modas & bordados...

 

Sem comentários: