[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 17 de abril de 2018



Memórias da Vila Velha...
Que pretendem certos nostálgicos do passado?

[Publicado no facebook em 7 de Abril de 2018]

"(...) hoje há quem diga constantemente que os antigos projectos de parques de estacionamento no Vale da Raposa e no Rio do Porto "é que eram" porque afinal "os carros ficavam escondidos e nem se notavam" (...)".
[Ricardo Duarte, em comentário ao meu texto "Requalificação urbana em Sintra" aqui publicado anteontem, dia 5 de Abril]
__________________________
Caro Ricardo,
Ambos temos falado e escrito acerca deste assunto. Falado e, repito, escrito! Cada vez mais nos devemos sentir gratificados por termos tido a coragem, em tempos mais e menos propícios, de pôr 'preto no branco' as nossas opiniões.
Ao longo de décadas, fomos habituados aos maiores desconcertos, quer vindo do Largo Dr Virgílio Horta quer dos interstícios da Vila Velha e nobres imediações. Neste capítulo das impressões desqualificadas, a asneira tem origem nos mais diferentes berços e, por vezes, é a proveniente dos mais bem nascidos que causa as maiores perplexidades...
No entanto, sem que, efectivamente, jamais a Câmara Municipal de Sintratenha posto em causa, por exemplo, a necessidade da instalação dos parques periféricos, a verdade é que, por outro lado e, a título de mero exemplo, apenas há meia dúzia de anos, certos comerciantes (atenção, não generalizo!...) exigiam que se mantivesse a possibilidade do estacionamento de automóveis e autocarros de turismo em pleno Largo Rainha D. Amélia, à beira das escadas do palácio!...
Provavelmente, tão doutas cabeças ainda não terão conseguido libertar-se da imagem que abaixo ilustra estas breves palavras. Aliás, como não perceber que apenas um curto passinho separa essa atávica «disponibilidade mental» da oposição às medidas agora introduzidas pela autarquia?
Um abraço amigo

Sem comentários: