[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 22 de agosto de 2018




Palácio da Vila
- Sala dos Cisnes, 20 de Julho, 21,30
ODHECATON
Mais um serão imperdível

[Publicado no facebook em 18.07.18]

_____________
Evento subordinado à temática "Flos Florum - Simbologia do número e devoção mariana na polifonia franco-flamenga" com a seguinte nota de introdução:
"O número orientava a construção de muita da música polifónica do Renascimento. Não só regulava os tempos e as harmonias, como transmitia significados simbólicos. A polifonia herdou o conceito medieval da Música enquanto ciência pertencente ao 'Quadrivium', o domínio matemático das artes liberais. Tudo isto acontece nesta antologia ideal de motetos compostos pelos mais importantes polifonistas franceses e flamengos activos nas Capelas musicais italianas entre os séculos XV e XVI. Como que numa litania, os textos dedicados à Virgem surgem sucessivamente, evocando as doces imagens da iconografia mariana do Renascimento."
[in Programa Geral]
'Odhecaton' é o agrupamento vocal sob Direcção Musical de Paolo da Col que integra:
- Alessandro Carmignani, Andrea Arrivabene e Gianluigo Ghiringhelli, contratenores;
- Alberto Allegreza, Luca Dordolo, Ricardo Pisani e Vincenzo Di Donato, tenores;
- Enrico Bava e Marcello Vargetto, baixos.
Serão interpretadas peças de Guillaume Dufay, Johannes Ockeghem, Antoine Brumel, Jacob Obrecht, Josquin Desprès, Gaspar van Weerbecke, Jean Mouton e Loyset Compère.
A título de motivação para este encontro em que tanto nos desafia a sofisticada programação de Massimo Mazzeo, eis Odhecaton interpretando 'Nuper rosarum flores' de Dufay, uma das peças que ouviremos na Sala dos Cisnes.
Boa Audição!
[Ilustr: Odhecaton]

Sem comentários: