[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Tanque de Seteais:
boas notícias?

O que hoje tenho para partilhar convosco só parcialmente se relaciona com a questão da construção de um depósito de água que acabou por destruir um conhecido tanque em Seteais, objecto de notícia neste blogue que, igualmente, me levou à reunião pública do executivo municipal, no dia 25 do passado mês de Junho.

Sublinho aquele parcialmente porquanto, acerca da evolução do assunto, para já, não tenho muito mais a comunicar. No entanto, já de seguida, quando vos explicar o motivo da publicação deste texto, estou em crer que hão-de compreender a minha satisfação.

A verdade é que acabo de saber, através de fonte absolutamente fidedigna, que o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sintra interveio, pessoal e imediatamente, junto do IGESPAR no sentido de transmitir a preocupação de tantos sintrenses em relação a uma obra que, não só descaracterizou todo o enquadramento local, mas também acabou por anular o tanque inicial para o substituir por um qualquer depósito de água.

Ainda não sei qual será o resultado da intervenção do Presidente Fernando Seara. Confio, no entanto, que na sequência da bonita posição que tomou, algo será feito e rapidamente no sentido de reparar o mal produzido num bem patrimonial que nos é tão caro. O que já sei é que o nosso direito à indignação teve o imediato efeito de sentirmos ao nosso lado quem, até agora, não estava dando público manifesto de um incómodo que só parecia afectar um grupo de fundamentalistas, infeliz advérbio com que o Senhor Vereador da Cultura pretendeu mimosear quem não se mostrou conformado com o que está a suceder em Seteais.

O Senhor Presidente da Câmara, tenho-o dito e, não raro, também o tenho feito por escrito, é alguém que me merece o maior respeito e consideração. Por vezes, uns apressados escribas com antolhos, conseguem ler nas palavras de apreço que lhe dirijo, uma afinidade política e partidária que, é público e manifesto, não existe nem preciso era que existisse para dizer, escrever e subscrever o que me apraz. Infelizmente, nem todos podem afirmar este desassombro que, a todos garanto, não tem preço...

Sou um cidadão de esquerda, sem filiação partidária. Estou totalmente liberto da disciplina de qualquer grupo que me obrigue a subscrever expectáveis públicas posições. Assim sendo, não calculam o meu privilégio, ao expressar apreço por quem, independentemente da filiação partidária, acaba por actuar a favor das causas em que milito.

Agora deu-nos este sinal. Anteriormente, por exemplo, prestou um serviço incrível a todos os sintrenses opondo-se, contra tudo e contra todos, à concretização da Sintralândia. O mesmo tem acontecido com o Vale da Raposa. Não me digam que já se tinham esquecido. Se há coisa que eu não tenho é memória curta, razão pela qual aqui poderia estender um bom rol de medidas que só honram o Prof. Fernando Seara.

Quanto aos detractores, senhores de cabecinhas muito pequeninas que por aí pululam, venham dizer-me que estou a fazer o seu jogo que isso me dá uns abalos que nem queiram saber...

3 comentários:

Anónimo disse...

Apraz-me saber da intervenção do senhor Presidente da Câmara na obra que descaracterizou o tanque da Quinta de Seteais, até há poucos anos povoado de muitas carpas vermelhas que se podiam ver da estrada que lhe passa sobranceira. Mas, uma pergunta de dúvida se me põe: O que está a fazer o IGESPAR que, segundo consta, supervisiona as obras de restauro do Palácio e dos Jardins? Não será esse um dos assuntos da sua competência?

A mim, agradar-me-ia muito mais saber que o Dr. Fernando Seara tinha tomado uma qualquer posição de repúdio junto dos responsáveis pelo encerramento dos Portões do Campo de Seteais (a exemplo do que fizeram os presidentes de Câmara seus antecessores) sem ter sido previamente consultada a Câmara Municipal de Sintra, que dirige, e que tem por missão defender e zelar pelos interesses e preocupações dos seus Munícipes.
emília reis

Anónimo disse...

Não acha um pouco demais,Sr Cachado, esta súbita «graxa» ao Presidente da Câmara que peca por tardia, tal como aconteceu com a alta tensão?Depois de tomar contacto com o pulsar da opinião pública, então aí vem ele «armar em salvador da pátria»;agora o senhor é que muda de atitude com muita facilidade,portanto é difícil saber para que lado cai.

Sintra do avesso disse...

Emília Reis,
minha cara amiga,

Completamente de acordo consigo. O IGESPAR vai ter de dar explicações de modo muito convincente. Ou muito me engano ou terá havido grossa asneira dos serviços. E vamos ter de saber como se remedeia a situação.

Quanto à atitude do Presidente Seara, é difícil saber até que ponto ele interveio. Como dizia o meu avô, "vai para a pasta das dúvidas..." Terá apenas abordado o problema do tanque? Terá aproveitado a oportunidade para tratar da questão do encerramento?

Olhe, no que nos diz respeito, a si, a mim, à Alagamares, não deixamos que o assunto deixe de estar na berra. Continuamos a tratar co o IGESPAR, a lutar pela reabertura, com os argumentos que conhece, mesmo que, enfim, o acesso ao belveder fique comprometido. Tenho esperança que consigamos que algo resulte a favor da comunidade sintrense e dos visitantes que demandam Seteais.

Está em jogo a nossa dignidade. Futuramente, não pode deixar de constar que não nos resignámos. Continuo a partilhar consigo aquela preocupação de que temos falado, ou seja, a ausência dos jovens na nossa luta. Há muito trabalho a fazer para os envolver.
Um beijo do

João Cachado