[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O lá vai um...

Ainda se lembrarão do texto aqui publicado, subordinado ao título O fantasma escocês (16.01.09), a propósito da carreira da Scotturb que por aí circula, sistematicamente sem passageiros, entre a Vila e a estação terminal dos caminhos de ferro?

Pois bem, se aquele desperdício já era e continua sendo perfeitamente escandaloso, eis que, mais recentemente, outro se lhe acrescentou, a carreira do Cabo da Roca, com a mesma diminuta ou nula procura por parte de potenciais utentes.

Agora, mais do que nunca, é que não se percebe, de todo em todo, por que razão esta carreira não segue pela estrada antiga de Colares, servindo a Regaleira, Seteais e Monserrate. Brada aos céus tanta falta de discernimento, que resulta neste luxo de fazer passear transportes vazios, apenas servindo aos sintrenses, já habituados ao despautério, para a troca dumas graçolas a propósito.

Entretanto, as carreiras continuam a circular. Vazias. Ocas, como as cabeças que as programaram. Ouvem-se piadas, mesmo entre os condutores das carrinhas e transeuntes, que soam a amargo desabafo.

Olha, o lá vai um... E, quase sempre, nem sequer um passageiro lá vai.




2 comentários:

Fernando Castelo disse...

Meu caro João Cachado,

Esta sua postagem não podia ficar sem uma ligeira achega. Cada vez mais perece-me que estou louco ou então anda por aí algum histrião a fazer das suas.

Recordar-se-à daquela história dos 153.707,43 euros pagos para manter a carreira Sintraline em 2008, e que eram convertidos em bilhetes e passes. Curiosamente nunca apareceu nada a desmentir-me ou, de preferência, a esclarecer.

Há dias, em consulta ao PORTAL BASE, que é governamental (geral@base.gov.pt) fiquei a saber que a EDUCA, empresa municipal para onde a Câmara Municipal de Sintra envia dinheiro, fez um Ajuste Directo com a VIMECA no valor de 850.000 €, para transportes escolares em 2009 (p.favor ver:

http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=43095

Então se a SCOTTURB é que efectua a larga maioria dos transportes em Sintra, o pagamento - agora - é feito à VIMECA? Realmente a VIMECA é que adquiriu a posição que a STAGECOACH detinha em Portugal, mas isso foi em Junho de 2001.

Por acaso seria interessante saber-se a quem foram pagos os transportes escolares nos últimos anos. Talvez então se comprendesse a qualidade dos transportes rodoviários a que os sintrenses estão sujeitos.

No meio disto tudo, o pomposo "Villa Express" ou o "Circuito do Cabo da Roca" também devem ter receitas, nós é que ainda não as conseguimos ver.

Se acabassem, ficava um vazio que permitiria um circuito de utilidade para Sintra, passando por Monserrate, que bem merece ter visitantes.

Pode ser que por altura das eleições...

Artur Rosa disse...

Dr. Cachado

Ia responder ao se texto quando vi o do Sr. Castelo que completa o sentido. Os transportes turísticos em Sintra são uma calamidade. Comparado com Cascais é vergonhoso tanto dinheiro mal gasto. A situação só é boa para a transportadora porque mesmo sem passageiros recebe sempre o seu dinheiro e só não há passageiros porque está tudo mal pensado. Infelizmente estamos sem remédio.

Artur Rosa