[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sintra – Timor – Sintra

Como tem sido patente e manifesto, no quadro da pré-campanha para a presidência da Câmara Municipal de Sintra, o candidato pela coligação Mais Sintra não dá um passo cujo alcance não seja medido, analisado à lupa e manipulado com luvas e pinças de vidro, especialmente no sentido de não desperdiçar o mínimo efeito que os media possam proporcionar. Bem poderia dizer-se que conduz uma estratégia de mestre.

Por isso, naquele contexto, cumpre estar muito atento à actuação da sua grande adversária, para avaliar que recursos explícitos e implícitos ela vai usando e se, para além do que é normal e lícito, também incorrerá nos pecadilhos em que, tão flagrantemente e oferecendo o generoso flanco, o seu opositor tem sido useiro e vezeiro...

Naturalmente, nos últimos dias, sobressai o facto de a Dra. Ana Gomes se ter deslocado e permanecer em Timor para as comemorações dos dez anos de independência do país cuja génese ficou indissociavelmente ligada à sua actuação em tempo oportuno e que tanta repercussão teve a nível nacional e internacional.

Tenhamos então em consideração o que, a propósito da sua deslocação, afirmou a candidata que possa articular-se com a pré-campanha eleitoral em Sintra e se reproduz na Nota de Imprensa No. 7, da qual destaquei:

- "Oficialmente convidada como amiga de Timor Leste e do povo timorense”,
- “Vou num pé e volto noutro”,
- “só Timor Leste e uma celebração tão especial como esta me arrancavam agora à campanha por Sintra”,
- “na política para ajudar a fazer a diferença pelas pessoas”,
- (dará o seu melhor) “
para cumprir os compromissos assumidos com os sintrenses”,
- “Satisfação de dever cumprido
”,
- “Nenhum povo nasce ensinado para viver em democracia - ela aprende-se, praticando-a”,
- “Porque não hei-de agora dedicar-me ao serviço da minha comunidade sintrense?

Como se verifica, são frases que, na realidade e manifestamente, não fazem parte de um discurso oportunista, que poderia ter feito, a puxar a brasa à sua sardinha. Considero que faz muito bem, não se deixando embalar pela facilidade do aproveitamento de tal circunstância, por muita vantagem que pudesse proporcionar-lhe.

E, finalmente, a propósito deste mesmo assunto, darei a palavra ao amigo Fernando Castelo que deixou um comentário – pouco mais do que telegráfico mas certeiro e oportuníssimo – ao texto ontem aqui publicado, do qual transcreverei a parte útil:

“(…) Pelo que acabo de ler no CidadeVIVA, a Sra. Dra. Ana Gomes está em Timor, oficialmente convidada e pelas vias dipomáticas, para assistir às comemorações oficiais do 10º aniversário da Independência de Timor.


Não é qualquer coisa, é uma figura internacional, diplomata de prestígio, que não anda pelos meandros da política ao sabor das conveniências.

É, por sua vez, uma sintrense, que acaba de se candidatar à Câmara Munciipal, não tendo ainda escutado uma palavra sua de colagem ao que quer que seja, sem camisolas ou TVs encomendadas por perto.

Não sei o que Sintra lhe reservará, mas marca pontos pela sua estatura política e pelo respeito que merece lá fora”.

Como a biografia e o currículo de cada um são constituídos por elementos indissociáveis e indescartáveis, é perfeitamente natural que os eleitores de Sintra, ao votarem no dia 11 de Outubro, não deixem de ter em consideração que a Dra. Ana Gomes, referência nacional na defesa dos Direitos do Homem, será capaz de trabalhar a favor de uma comunidade onde os anseios criados aos munícipes foram e tantas vezes têm sido sistematicamente esquecidos.



7 comentários:

Artur Sá disse...

Caro Amigo Dr. Cachado,

Completamente de acordo consigo e com o seu (nosso, julgo poder dizer)amigo Fernando Castelo. Lembra-se que o Dr. Seara anunciou que tinha ido ao Canadá em representação do município sabendo-se que isso não foi votado em nenhuma reunião da Câmara? Comparado com a situação do convite de Timor à Dra. Ana Gomes, é uma distância dos diabos. Outra coisa, porque não faz o João Cachado uma parceria no blogue com o Fernando Castelo? É uma ideia que dou e não cobro...
Abraço amigo
Artur Sá

Fernando Neves disse...

Também concordo convosco. Sou independente mas não sou parvo e sei que só Ana Gomes pode derrotar Fernando Seara e dar uma volta a Sintra de maneira a conquistar a qualidade de vida que deve ter.
Por favor gostaria de saber que história foi essa da ida do actual presidente ao Canadá. Segundo percebi ele disse que foi em representação oficial mas a CMS não se tinha pronunciado. Desde já agradeço.
Fernando Neves

Fernando Castelo disse...

Meu caro João Cachado,

Como sabe estou de partida e estarei ausente durante uns tempos.

No entanto, o nosso amigo Artur Sá, refere a ida do Presidente da Camara de Sintra ao Canadá o que não corresponde à realidade. Foi a Elisabeth, New Jersey, às comemorações do 10 de Junho, podendo ver com mais pormenor em:

http://content.yudu.com/Library/A1azh4/070809/resources/30.htm

No entanto, sobre o assunto, gostaria de salientar que no site da CMSintra foi dado destaque a essa deslocação, mas hoje, para dar esta informação, e apesar de várias pesquisas, certamente por erro meu não consegui encontrá-la no histórico do site. Se algum dos visitantes deste blogue tiver essa capacidade, ficaria muito grato pela reprodução. De futuro vou fazer logo uma impressão, para não andar agora às voltas...

Um abraço a até ao meu regresso.

Maria Antónia Liz disse...

Alguém imagina a inveja do Dr. seara pelo curriculo da sua adversária? E a insegurança dele por ter de fazer frente a uma mulher com muito mais notoriedade nacional e internacional do que ele?
Mª Antónia Liz

Manuela Maria Rua disse...

Eu até acredito que a Dra. Ana Gomes é uma excelente candidata. Não acredito é que o Partido Socialista se porte bem com ela. O PS tanto de Sintra como nacional á tão bom como o PSD.
Manuela Maria

Anónimo disse...

Engana-se,D.Manuela, o PS de Sintra, está todo unido em torno da candidatura desta grande mulher que é Ana Gomes.E a população está a aderir muito positivamente à imagem de integridade, simplicidade, coerência e competência que ela transmite.Com Ana Gomes,não há «joguinhos», há transparência,a DrªAna, não precisa de artifícios de linguagem que chegam a atingir a vulgaridade, para fingir-se popularucha;se for eleita Presidente da Câmara, a sua Dedicação a Sintra, vai ser Total e não precisará de 8 anos para o tentar provar.
Madalena Gomes

Fernando Castelo disse...

Meu caro João Cachado,

Como sabe já estou de abalada mas gostava de dar aqui um esclarecimento sobre o texto do nosso Amigo Artur Sá.

O Dr. Fernando Seara esteve nas comemorações do 10 de Junho em Elisabeth, Nova Jersey, nos Estados Unidos e não Canadá.

Poderão ler reportagens em:
COMUNIDADE USA de Agosto 2009, pags.14 e 15) no endereço

http://content.yudu.com/Library/A1azh4/070809/resources/30.htm

ou
LusoAmericano de 8 de Julho de 2009, págs. 30 e 31, no endereço

http://issuu.com/comunidadesusa/docs/comunidades_18/14


Também no "Portuguese Times" lia-se:

"Com programas diversos organizados pelos próprios imigrantes, tivemos no
passado fim-de-semana celebrações do Dia de Portugal em Elizabeth, New Jersey, onde Fernando Seara, presidente da câmara municipal de Sintra,proferiu uma palestra no Portuguese Instructive Social Club".

----

A este propósito, muitos se recordarão de uma notícia que no site da Camara Municipal de Sintra anunciava a deslocação. Infelizmente, como ando com algumas dificuldades de visão, ontem vasculhei todo o site e não consegui ver a referida notícia, mesmo consultando o histórico e fazendo pesquisas. Cometi um erro quando me esqueci de fazer a sua impressão.

Logo que volte a Portugal irei depressa ao meu oftalmologista mas, entretanto, pedi à CMS o favor de me indicarem onde possa recuperar o texto da notícia ou onde ela se encontra. Se algum amigo a tiver, quanto gostaria que me enviasse, através do nosso Amigo João Cachado, a quem desde já agradeço a atenção.

Que raio, onde estará a notícia.