[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 30 de julho de 2011


A propósito dos
instantâneos da Estefânea (2)

Não há dúvida de que o meu texto inicial funcionou como alfobre de excelentes contributos que me merecem os maiores encómios. Assim dá gosto registar a denúncia, sabendo como seguidores atentos nos escrutinam, sempre alerta e aguardando por uma oportunidade de acrescentar a sua opinião que mais não é do que a cidadania a funcionar.

Ah, como eu gostaria que os autarcas, destinatários últimos destas mensagens, as tivessem na devida consideração! É que são tão pertnentes, tão sinceras, tão cheias de vontade de colaborar, que seria lamentável não aproveitar. Os mais velhos de nós, depois de muitos anos de luta, lá vamos tendo este lenitivo de esperança, atentos ao interesse da geração que nos segue. Não fosse isto e a coisa seria muito pior.

Hoje, passo a transcrever outro comentário do meu amigo Ricardo Duarte, um dos poucos jovens militantes do património de Sintra que, pelas suas esclarecidas intervenções cívicas, nos dá algum sossego quanto à continuidade da defesa das nossas causas no futuro. É um homem dos correios de Sintra, que todos nós conhecemos, gentilíssimo, prestes a licenciar-se em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.


Aí tendes o que se lhe oferece.

"Pego no seu último ponto para dar uma achega àquilo que tem sido a actuação deplorável da Policia Municipal em Sintra nos últimos tempos, a qual acabo por presenciar diariamente. Num País que se encontra a “saque”, são esses senhores mais uns intérpretes dos roubos que constantemente são infligidos aos cidadãos.

Caso paradigmático dessa atitude é o que vem vindo a ocorrer na Rua Francisco dos Santos (rua que sobe do largo do Morais para São Pedro). Ora, descobriu a PM o filão que é o bloqueamento de veículos nessa artéria, não só porque os moradores aí estacionam a sua viatura há dezenas de anos, bem como os utentes da clínica de fisioterapia (na maioria idosos) e da delegação do ACT ali bem próximas.

Sempre foi norma o estacionamento efectuar-se em cima do passeio, em virtude das características da artéria e também porque de “passeio” só existe o nome uma vez que a calçada se encontra ocupada pelas árvores e sempre esburacada o que obriga os peões a caminharem pelo alcatrão. Até a GNR já reconheceu que a melhor solução é mesmo o estacionamento no passeio, bem encostado ao muro da Quinta dos Lagos.

Como tal, é ver todos os dias por volta da mesma hora (11 da manhã) os agentes da PM, a bloquear e autuar diversas viaturas de uma só vez. De nada vale o argumento de que a GNR aconselha aquela prática, pois de outra forma as viaturas ficam no meio da faixa de rodagem, porque os rigorosos agentes “não são a GNR”…

Não só esta atitude confirma a total falta de sintonia entre autoridades como configura situação de má fé. Foi-me já confirmado por um agente da PM amigo que os próprios têm “valores diários de referência” para terem em mente no que toca a coimas. Uma maneira airosa de lhes chamar OBJECTIVOS.

Outras situações semelhantes se passam noutras artérias da Estefânia. Se por um lado a selvajaria existe e deve ser condenada, por outro a angariação de receita promove a multa gratuita em locais muitas das vezes escondidos e que pouco ou nada prejudicam o quotidiano sintrense.

Tudo isto com o beneplácito da Câmara que, apesar de já alertada por alguns comerciantes no que respeita a soluções, continua impávida e (bastante) serena. Compreensível se pensarmos que a receita “roubada” é dividida em três partes: uma para a entidade autuante, outra para o Estado e a última para o Município respectivo…


Ricardo Duarte"



3 comentários:

MLG disse...

Amigo Cachado,
Conheço o Ricardo Duarte. Concordo consigo. É um jovem muito válido, culto e interessado pelas coisa de Sintra. Fez bem transcrever este comentário em que o Ricardo denuncia a actuação o que a PM não deve fazer se quiser credibilizar-se aos olhos da população de Sintra. Parabéns ao Ricardo e a si que está atento a tudo.
MLG

Anónimo disse...

Segundo me foi dito por um dos moradores da referida rua, face às démarches que têm feito junto da Junta e da Câmara , parece que agora está a ser ponderado tirarem o passeio, em vez de ser colocado o sinal que permite parar com 2 rodas em cima do passeio.
Numas ruas estreitíssimas andam a pôr passeios, nesta que já nasceu assim vão tirá-lo ...

Anónimo disse...

Tirar os passeios??? Mas, esta gente é doida?
(além de tudo o mais o custo que isso tem)