Couperin, Le grand
Hoje é dia de celebrar o aniversário de François Couperin nascido em Paris, aos 10 de Novembro de 1668, cidade onde faleceu em 11 de Setembro de 1733.
Compositor importantíssimo do período barroco francês, também ficou conhecido como organista e cravista. Como era membro de uma vasta família de músicos, para que não houvesse confusões, logo foi cognominado como Couperin le Grand.
Proponho a audição de Les Nations, com o subtítulo Sonades et Suites de Simphonies en Trio, obra imensa, composta entre 1690 e 1725. Como introdução, aqui vos deixo com uma interpretação do Hesperion de Jordi Saval, num excerto do Nº 2: L’Espagnole, em Dó menor (com uma suite de 9 danças).
Importa referir que a estupenda passacaglia, sobre a qual termina a «sonade» de L’Espagnole, é construída sobre um tema muito trabalhado na época, por exemplo, presente no baixo das Variações Goldberg de JS Bach e na fuga final do Dixit Dominus de Vivaldi.
Boa audição. E, por favor, continuem a pesquisar e a ouvir esta obra de Couperin. Como podem entender, para os meus amigos, só quero o melhor…
http://youtu.be/jUda2Th4b
Francois Couperin L'Espagnole Jordi Savall
www.youtube.com
Sem comentários:
Enviar um comentário