[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 21 de maio de 2012

 
 
 
Bruckner,
Die Grosse Messe 
 
(inicialmente, em 17 do corrente, no fb)
 
 
Aproveito para divulgar que a Missa Nº 3 de Bruckner vai ser interpretada no concerto desta noite no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian. Philippe Herreweghe - precisamente o mesmo maestro da gravação que vo...s proponho - dirigirá o Coro e a Orquestra Gulbenkian e os solistas, Sandra Medeiros, soprano, Cátia Moreso, meio-soprano, Hans-jörg Mammel, tenor e Diogo Oliveira, baixo.

Esta é a célebre Missa que, em 1894, num concerto dirigido pelo próprio compositor, foi de tal modo entusiasticamente aplaudida por Johannes Brahms que Bruckner se viu obrigado a agradecer especialmente. É uma obra de grande fôlego da qual teremos citações directas nas Sinfonias Nº2 (do Kyrie no 'Finale' e do Benedictus no 'Adagio') e Nº 9 (também do Kyrie, no 'Adagio').

A possibilidade de, mais uma vez, podermos contar com um especialista como Herreweghe na condução dos trabalhos é garantia de será mais um serão de alta qualidade em que, além desta estupenda peça, ainda teremos "Begräbnisgesang", op. 13 e "Schicksalslied" para Coro e Orquestra, op. 54 de Brahms.

Para já, eis a Missa, em especial, para aqueles que logo não poderão estar na Av. de Berna, em Lisboa.

Boa audição!

Sem comentários: