[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 21 de maio de 2012

 
No aniversário de "Il Rè Pastore"


Em Salzburg, na noite de 23 de Abril de 1775, dá-se a estreia do ‘Dramma per musica’ “Il Rè Pastore”, KV 208, por ocasião da visita do Arquiduque Maximilian Franz, filho da Imperatriz Maria Teresia, ao P...
ríncipe Arcebispo Hieronymus Joseph Franz de Paula, Conde Colloredo von Wallsee und Melz.

Constituída por Abertura e dois actos, terá sido adaptada por Gianbattista Varesco, capelão do Arcebispo, a partir de um libretto escrito por Metastasio em 1771, por sua vez baseado em “Aminta” de Torquato Tasso (1581).

Em Março do ano seguinte, o compositor aproveita a Abertura e a primeira Ária e, acrescentando-lhes um ‘Presto assai finale’, para compor a Sinfonia em Ré Maior K. 102 (213C).

Não tenho a menor dúvida de que ao propor-vos 'L'amerò, sarò costante', Ária do II Acto, por Elisabeth Schwarzkopf, numa gravação que remonta a 1946, com a Filarmónica de Viena, sob a direcção de Joseph Krips, estou a apresentar a melhor interpretação de sempre. Deleitem-se com esta pérola absoluta.

Boa audição!


http://youtu.be/CC-0Fv04yWU
 
(1) Texto inicialmente publicado no facebook no dia 23 do passado mês de Abril
 
 

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