Mozart,
Sinfonia No. 6
Sinfonia No. 6
[texto publicado no facebook no dia 30 de Julho]
A Sinfonia No. 6em Fá Maior, KV. 43, foi composta em 1767, provavelmente começada em Viena. Porém um surto epidémico de sarampo obrigaria a família Mozart a refugiar-se em Olomouc, cidade da Morávia onde a obra terá sido terminada. A peça é a primeira do compositor na tonalidade referida, tendo sido estreada em Brno em 30 de Dezembro de 1767.
A instrumentação prevê 2 flautas, 2 oboés, 2 trompas, fagote, cordas e baixo contínuo. As flautas surgem no segundo andamento substituindo os oboés. Curioso assinalar que, pela primeira vez numa sinfonia, o compositor recorre a duas violas obligatae. Outra novidade é estrutura em quatro andamentos, 1. Allegro, 2. Andante, 3. Menuetto e Trio, 4. Allegro. A introdução do ‘Minuetto e Trio’ também pela primeira vez, é uma solução que, a partir de então, passa seria habitual em muitas das suas sinfonias.
De notar que, no segundo andamento, Mozart utiliza um tema da sua ópera Apollo et Hyacinthus, KV. 38. Sabe-se que a sinfonia fazia parte de um concerto promovido pelo conde Schrattenbach, irmão do Príncipe Arcebispo de Salzburg, na data e local mencionados.
Para a história ficou o registo de um clérigo que escreveu: “Assisti a um concerto numa casa conhecida como a ‘Taberna’ em que jovens de Salzburg, um rapaz de onze anos e sua irmã de quinze, acompanhados por vários habitantes de Brno, provocaram a admiração de toda a gente"
Na gravação que vos proponho, datada de 2002, Jaap Ter Linden dirige a Mozart Akademie Amsterdam.
Boa audição!
Sem comentários:
Enviar um comentário