[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 8 de dezembro de 2012

 
 
Mozart,
Sinfonia No. 33


Continuando a aceder à obra sinfónica de Mozart, aí temos já a sua trigésima terceira, a Sinfonia em Si bemol Maior KV. 319, datada de 9 de Julho de 1779, escrita ao passar por Salzburg, durante a sua viagem de regresso de Paris para Viena.

O plano inicial apontava para um peça em três andamentos mas, mais tarde, quando já estava em trabalho de revisão (juntamente com a sinfonia subsequente, em Dó Maior, KV 338) Mozart decidiu acrescentar um Minuetto/Trio. Deste modo, obras sinfónicas de características italianizantes, inscreviam-se no novo figurino, ao estilo vienense.

Com uma orquestração muito simples, compreendendo oboés, trompas, fagotes e cordas, o primeiro andamento, ‘Allegro assai’ evidencia traços de um futuro Beethoven, não deixando de ser interessante considerar que este compositor aproveitaria esta atmosfera de abertura da KV 319 como ponto de partida para a sua Sinfonia No. 8.

A continuação da análise muito sumária, remete-nos para o ‘Andante moderato’ seguinte, em Mi bemol, representando um momento de pacífica contenção, com uma recapitulação que evidencia os seus temas principais numa ordem inversa. O ‘Minuetto’ mais tarde acrescentado, lembra-nos influências de Haydn, enquanto que o ‘Allegro assai’ final é muito espirituoso e de refinado humor.

Continuo confiado à interpretação da Mozart AKademie Amsterdam e à direcção de Jaap Ter Linden.

Boa audição!
 

Sem comentários: