[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

 
 
Dona Olga, Marquesa de Cadaval,
17 de Janeiro aniversário «obrigatório»


17 de Janeiro, aniversário de Dona Olga, Marquesa de Cadaval. A celebração começou ontem, com André Cunha Leal, no "Baile de Máscaras", hoje tendo continuado, no "Império dos Sentidos", com Paulo Alves Guerra, ambos na DDP 2.

É gratificante verificar e entender como os profissionais deste posto da rádio pública estão atentos a uma série de efemérides, como a da presente data, lembrando uma marcante personalidade da vida cultural do século vinte, a mais desinteressada mecenas, a quem Portugal tanto deve e que
Sintra faz o possível por continuar a honrar.

Foi neste contexto que ajudei a professora de História da turma A do 5º ano, da
Escola D. Fernando II, a preparar os alunos para a homenagem que prestariam à Senhora Marquesa, a meio da manhã de hoje. Projectámos um bom conjunto de fotografias, com momentos biográficos da homenageada, que foram devidamente explicadas, tentando que a oportunidade servisse o objectivo de aproximar e envolver as crianças com quem se destacou na vivência de valores exemplares.

Muito singela, a cerimónia teve uma impressionante e mesmo comovente dignidade. Sempre perto do busto da Senhora Marquesa, os alunos, duas professoras, Vereadoras da Câmara Municipal de Sintra, um membro da família Cadaval, técnicos do Centro Cultural e da autarquia e alguns munícipes, todos nos compenetrámos da significativa importância simbólica de uma cerimónia que, embora formal, as crianças tinham de assimilar em toda a sua abrangência.

Julgo que se conseguiu. Os garotos perceberam perfeitamente o que tinham ido fazer e, sem nunca perderem a compostura, ouviram as palavras que foram ditas, entenderam que era com eles que, por via da homenagem, todos estávamos preocupados, eles que são o futuro, eles que, nada exigindo tudo merecem, em todos os tempos e nestes nossos, apesar de tão difíceis, quer para a
Escola quer para as famílias e para toda a comunidade.

Janeiro, em Sintra, é tempo de camélias, flores que a Senhora Marquesa adorava. Pois, com camélias, cada uma das vinte crianças foi guarnecendo e florindo o arbusto que os serviços da Câmara tinham preparado para o efeito, num momento muito bonito, em que, com a maior simplicidade, se viveu uma celebração que enobreceu este dia de Sintra, repito, com dignidade e simplicidade, valores que a Senhora Marquesa de Cadaval cultivou abundantemente.

Como soe dizer-se,”amanhã há mais”. De facto, a homenagem continua e, como não podia deixar de acontecer, com a realização de um concerto, pelas dez da noite, com entrada gratuita, precisamente, no Centro Cultural que tem Dona Olga como patrona. Do programa, constam peças de Respighi, Debussy, Viana da Mota e Britten que a Orquestra de Câmara Cascais Oeiras interpretará, sob a direcção de Nikolay Lalov, seu Maestro. Se puderem, apareçam.

“Simple Symphony” op. 4, obra de juventude de Benjamin Britten -cujo centenário se celebra neste ano, grande amigo da Senhora Marquesa - encerrará o concerto. Aqui vo-la deixo, numa excelente interpretação do Ensemble I Musici.

Boa audição!

http://youtu.be/FwSwopSro0k
 

Sem comentários: