[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 6 de maio de 2013

 
 
 
Fernando Seara,
respeitável consciência social
 
 
Aí está a grande notícia do dia. Sem papas na língua, o Prof. Fernando Seara, elogiou as declarações de Paulo Portas, salientando a posição de respeitável consciência social do Presidente do CDS-PP e Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, ao repudiar a intenção anunciada pelo Primeiro Ministro de sobrecarregar as reformas dos aposentados com uma taxa de sustentabilidade.

Neste momento
, as palavras do Prof. Fernando Seara são tanto mais de enaltecer quanto, na sua posição de notável do PSD, se manifesta inequivocamente contra a intenção do Presidente do seu próprio Partido e Primeiro Ministro, portanto, evidenciando uma especial e pouco habitual coragem. Pelo contrário, coisa meramente esperada, é a atitude dos militantes dos partidos da oposição, quando afirmam o que afirmou o Prof. Fernando Seara…

Só há uma coisa que não entendo: o que estará Paulo Portas à espera para se demarcar inequivocamente? Vamos nós a aturar e aguentar que continue a desautorizar o chefe? Ou, tão somente, já estará ele a capitalizar a declaração para a hipótese de convocação eleições?
 
 
 

2 comentários:

António Luís Lopes disse...

Dr.João Cachado, parece-me que esta "consciência social" foi apenas uma encenação daquelas "fitas" onde existe um polícia bom e um polícia mau e cada qual faz o seu papel para enganar os incautos... Segundo as notícias de hoje já se fala em cortes de 10% nas pensões...com efeitos retroativos!... E Paulo Portas ainda ontem se reuniu com Passos e com as "tropas" de ambos para garantirem que tudo está no melhor dos Mundos... Afinal em que ficamos?... Há, ou não, uma brutal penalização de pensionistas e atuais trabalhadores do Estado?... Parece que sim. E contra isso não bastam piedosas declarações. Um abraço. António Luís Lopes

Joao Cachado disse...

Caro António Luís Lopes,

Claro que tem o meu amigo razão total. Aquilo que ouvimos esta manhã quanto a um corte de 10% sobre as reformas anteeiores a 2005é de uma violência incrível e confirmação de que o Estado deixou de ser pessoa de bem. Claro que é coisa absolutamente insuportável e anticonstitucional. No que respeita aquilo que considerou «piedosas declarações» que posso eu escrever, meu caro António Luís Lopes? Compreendo perfeitamente que coloque a questão nesses termos. Mas, de modo igualmente frontal e sincero, com o risco de, justamente, me considerar ingénuo, eu li as declarações do Prof. Fernando Seara como sinceras. Considerei - afinal, o que não é difícil - que o homem estava a ser sincero e em sintonia com quem está mais fragilizado e indefeso perante as invectivas de um Governo que deve ser o mais despudorado desde que Portugal recuperou o estatuto de Estado Democrático de Direito. Portanto, independentemente dos «joguinhos» rasteiros que tenhamos de equacionar, acredito na bondade da declaração, reconheci-lhe a coragem que não é habitual em contextos que tais e, nesse sentido, decidi conferir-lhe o destaque de notícia do dia. Como independente que sou, venham de onde vierem mensagens análogas e coincidentes para «conforto» dos mesmos destinatários, cá estarei atento para as acolher e divulgar. Um grande abraço,

João Cachado