[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 5 de maio de 2013



Gulbenkian,
à espera de Crebassa...


Ainda não sei se na próxima quinta feira, dia 9, já estarei em condições de ir até à Gulbenkian assistir à interpretação da Romeu e Julieta, Sinfonia Dramática sobre a tragédia de Shakespeare, op. 17 de Hector Berlioz em que Lawrence Foster dirigirá o Coro e a Orquestra Gulbenkian, contando ainda com Marianne Crebassa, mezzo, Carlos Cardoso, tenor e Daniel Kotlinski, baixo-barítono, como solistas.

Bilhete tenho eu para este e para todos os eventos que ain
da faltam desta temporada. Veremos se o fracturado peróneo já estará suficientemente recuperado e me autoriza a deslocação ou se, como de há quase dois meses a esta parte, vai obrigar-me à sua venda... Tenho tido algumas perdas e muito gostava de voltar àquela que, como sabem é a minha segunda casa. De qualquer modo, terei que aguardar pela opinião do médico, precisamente amanhã, quando voltar à consulta.

Depois da récita de Lucio Silla, durante a última edição da Mozartwoche de Salzburg, no passado dia 24 de Janeiro deste ano, em que a Crebassa protagonizou um Cecilio inolvidável - revelando-a como uma inequívoca voz mozartiana, com a qual é preciso contar actualmente e no futuro - voltei a ouvi-la no Grande Auditório da Avenida de Berna, numa produção de Le Martyre de St. Sébastien de Débussy, em que, discretissima, de acordo com as exigências do papel, assumiu 'A Gémea'.

Nesta nova oportunidade, Crebassa poderá evidenciar os dotes que a plateia da Gulbenkian ainda desconhece. Vá ou não vá, o que é perfeitamente secundário porque só a mim poderá interessar, os meus amigos e conhecidos lá estarão. Pois bem, especialmente a pensar neles, venho propor o acesso à gravação do duetto no. 7, D'Elisio in sen m'attendi, Giunia/Cecilio (Marianne Crebassa/Olga Peretyatko) do fim do I Acto, obtida ao vivo, exactamente quando lá estive e vos enviei as minhas impressões.

Assim, poderão ficar com uma ideia mais exacta acerca daquele que não foi só o meu entusiasmo. E perceberão que - mesmo em Salzburg, estando tão farto de ouvir vozes banais, tão bem e ignorantemente acolhidas como se se tratasse de gente efectivamente merecedora de pisar tão nobres tablados – o advento de uma Crebassa deva ser saudado como neste momento o faço.

Como estarão lembrados, não lhe poupei encómios. Pois aí tendes a ocasião de verificar até que ponto terei razão. E se, a partir da amostra, não é mesmo de ficar na expectativa…

Boa audição!


http://youtu.be/zsz-XN2bgr4
 

Sem comentários: