[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 25 de junho de 2013



Festival de Sintra,
mentes brilhantes

[publicado na ed. 21.06.2013 do Jornal de Sintra]


Nas últimas edições do Jornal de Sintra, tenho vindo a divulgar as iniciativas de animação complementar que, sempre em articulação com as linhas gerais programáticas do Festival de Sintra, contribuem para a coerência global da iniciativa que, já na sua da 48ª edição, e com pergaminhos extremamente respeitáveis, é parte integrante e muito significativa da vida cultural de Sintra e da capital.

Apenas a título de revisão, lembrarei o pequeno ciclo de cinema incluindo filmes cuja temática afim da abordagem das obras de Richard Wagner, Giuseppe Verdi e Benjamin Britten. Tais são os casos de Silent Wagner, de Carl Frölich, com introdução por Eugénio Harrington Sena, membro do Círculo Richard Wagner Portugal e de Manhã Submersa, de Lauro António, com profundas referências a temas musicais de Verdi, apresentados pelo próprio realizador. Nestas duas oportunidades, o público também terá acesso a uma projecção informal de uma gravação de Curlew River, obra que Benjamin Britten dedicou à Senhora Marquesa de Cadaval.

Ainda de referir que o programa de conferências é absolutamente notável. Por ocasião da sua Abertura oficial, o Festival contará com o Prof. Daniel Sampaio, que se subordinará ao tema Memórias Musicais de um Sintrense e, posteriormente, o designado Ciclo de Conferências da Regaleira, no âmbito das quais, com o objectivo de perspectivar o enquadramento dos compositores celebrados nesta edição, o Prof. Rui Vieira Nery, numa primeira oportunidade, se pronunciará sobre Verdi e Wagner: os Caminhos Cruzados do Drama Musical Romântico e, na segunda, abordando o tema Benjamin Britten: Por um Modernismo de Rosto Humano.

Momento muito forte do programa será o do Ring, a incontornável Tetralogia de Richard Wagner, através do visionamento em DVD da famosa produção de Pierre Boulez/Patrice Chéreau, no Palácio de Monserrate, em dois dias consecutivos, com introdução e comentários de André Cunha Leal e Ana Paula Russo. Trata-se de uma novidade no Festival que, estou certo, ficará memorável e a suscitar idênticas atitudes em próximas edições.

Confirmação de novos talentos

Hoje, a poucos dias do início, é tempo de partilhar algumas considerações acerca da componente pianística que tem consolidado a fama do Festival. Esta edição de 2013 realiza-se sob o signo da juventude. As gerações do futuro são neste ano assinaladas por um conjunto de jovens intérpretes, entre os quais diversos pianistas de elevado talento artístico e com carreiras internacionais de sucesso, tanto portugueses como estrangeiros.

Artistas jovens e dotados da capacidade de comunicar às gerações actuais e de passar às seguintes o testemunho da interpretação musical a um nível de excelência técnica e artística. Afinal, neste domínio, a edição de 2013 apenas continua replicando o exemplo do legado da grande mecenas Dona Olga de Cadaval que, também através do Festival de Sintra, ofereceu a oportunidade de afirmação aos jovens talentosos de então, hoje verdadeiros galácticos, como Daniel Barenboim ou Martha Argerich. Estes, da actualidade, acreditem, são da mesma estirpe.

Estão programados seis recitais. Por ordem cronológica, constante do quadro abaixo, teremos:

I.Ah Ruem Ahn, Richard Wagner, Sonata para piano em lá maior op. 4 WWV 26 «Grande Sonata»; Sergei Prokofiev, Quatro Estudos op. 2; Franz Schubert, Sonata para piano n.º 18 em sol maior D. 894.
II.Benjamin Grosvenor, Johann Sebastian Bach, Partita n.º 4 em ré maior BWV 828; Fryderyk Chopin, Polonaise em fá sustenido menor op. 44 e Polonaise em mi bemol maior op. 22 «Grande Polonaise Brillante»; Alexander Scriabin, Cinco Mazurcas'e Valsa op. 38; Enrique Granados, Valsas poéticas ; Adolf Schulz-Evler, Danúbio Azul.

III. Luísa Tender, Richard Wagner/Franz Liszt, Abertura de Tannhäuser S. 442 e Fantasia sobre Temas de Rienzi S. 439; Giuseppe Verdi /Franz Liszt, Paráfrase de Ernani S. 431a; Franz Liszt, Sonetos de Petrarca n.º 47 e 104, de Années de Péllerinage, Ano II (Itália) S. 161 e Mefisto Valsa S. 514'Charles-Valentin Alkan, Prelúdios e Grande Sonata «As Quatro Idades» op. 33 . É durante este recital que a pianista fará uma breve palestra de introdução à obra de Alkan.

Na próxima edição continuarei a divulgação do programa dos recitais de piano, referindo-me também ao Concerto final com a Orquestra Gulbenkian. Para comodidade dos leitores interessados e habitués do Festival, aqui vos proponho um quadro plano dos vários eventos.
__________________________________________________

22.06   -18.00   -CCOCadaval    - Confª Abertura, Prof.Daniel Sampaio
22.06   -21.30   -Palácio Vila      - Canto e Piano, Dora Rodrigues
26.06   -21.30   -Palácio Queluz - Recital Piano, Bertrand Chamayou
29.06   -21.30   -Palácio Queluz - Recital Piano, Ah Ruem Ahn
02.07   -21.30   -Palácio Queluz - Recital Piano, Benjamin Grosvenor
03.07   -19.00   -Qta.Regaleira   - Conf [I], Prof. Rui Vieira Nery
04.07   -21.30   -CCO Cadaval   - Ciclo Cinema [I], Carl Fröhlich
05.07   -21.30   -Palácio Vila       - Recital Piano, Luísa Tender
06.07    10.00   -Monserrate        - Wagner, “Ring” Boulez-Chéreau [I]
06.07   -21.30   -Palácio Queluz  - Recital piano, Alexander Drozdov
07.07   -09.30   -Monserrate        - Wagner, “Ring” Boulez-Chéreau [II]
07.07   -17.00   -Qta Piedade       - Recital Piano, Khatia Buniatishvili
10.07   -21.30   -CCO Cadaval    - Ciclo Cinema [II], Lauro António
11.07   -19.00   -Qta Regaleira    - Conf [II], Prof. Rui Vieira Nery
12.07   -22.00   -CCO Cadaval    - Concerto Orq. Gulbenkian

NB:

Lembro que devem contactar as bilheteiras com o objectivo de obterem as entradas gratuitas para as conferências. O preço dos bilhetes para os restantes eventos – entre três e doze Euros, com desconto de vinte por cento para a juventude, terceira idade e grupos – é perfeitamente irrisório em relação à excelente qualidade do programa. Mesmo em altura de crise tão evidente é indesculpável perder oportunidades tão gratificantes e acessíveis.
 


 

Sem comentários: