[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 29 de junho de 2013


 
Sintra,
Dia de São Pedro,
Cântico de Orlando Gibbons
 

Almighty God, who by thy son Jesus Christ, didst give to thy Apostle Saint Peter many excellent gifts and commandest him earnestly to feed thy flock; Make, we beseech thee, all Bishops and pastors diligently to preach thy holy Word, and the people obediently to follow the same that they may receive the Crown of everlasting glory. Amen


Eis que, comemorando o dia do mais venerado dos santos, ao fazer-vos escutar este cântico da Colecta para a Missa Anglicana do Dia de São Pedro, se me oferece a oportunidade de lembrar um estupendo mas esquecido compositor do período isabelino (1583-1625), ou seja, tardo Tudor, contemporâneo de William Shakespeare.

Natural de Oxford, fez os seus estudos na Universidade localtendo obtido o grau de Bachelor of Music em 1606. Foi organista da Capela Real, assumiu funções de organista privado do futuro Rei Charles I e de organista em Westminster Abbey. No século vinte o seu mais famoso admirador foi Glenn Gould que chegou a compará-lo a Beethoven e Webern.

A interpretação está a cargo do Coro da Catedral de Worcester, Raymond Johnston é o organist e a direcção de Donald Hunt directing.

Boa audição!

http://youtu.be/D42bTiqrwDw
 

Sem comentários: