[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 18 de outubro de 2013


Efeméride mozartiana


 [facebook, 16.10.2013]


Datado de Viena, 16 de Outubro de 1785, Mozart dava entrada no seu catálogo pessoal de um Quarteto para Piano, Violino, Viola e Violoncelo, em Sol menor, obra esta que, mais tarde, Köchel catalogaria com a referência KV. 478.

Cumpre ter em consideração que, ao tempo, era especialmente com as peças de música de câmara que os compositores ganhavam a vidinha. Porém, não raro, incorriam em sérias discussões com os editores que, na presença de obras que apresentassem maiores dificuldades de interpretação, já sabiam que o negócio não correria tão bem…

Pois tal circunstância verificou-se precisamente com este quarteto. E a coisa foi tão manifesta que o editor Hoffmeister, receando um desastre ainda maior, libertou o compositor do compromisso de escrever mais dois quartetos que, em princípio, estavam encomendados. Trata-se de obra escrita na tonalidade de Sol menor que, como sabem, é portadora daquelas conotações menos positivas.

Com uma estrutura em três andamentos, I. Allegro, em Sol menor, II. Andante, em Si bemol Maior e III. Rondo (Allegro), em Sol Maior, passo a propô-lo numa interpretação que considero, sem qualquer dúvida, uma das melhores que é possível aceder, pelo saudoso Trio Beaux Arts com o violetista Bruno Giuranna.

Boa audição!

Sem comentários: