Quinta-feira,
Dia de caça com Johann Sebastian Bach
Dia de caça com Johann Sebastian Bach
Tenho vários amigos caçadores, alguns dos quais, também melómanos, conhecem a peça que hoje pretendo partilhar, não só com eles mas também com todos os que gostam e sabem apreciar a música de Bach. Portanto. Em dia de caça, uma das excelentes Cantatas Profanas do grande mestre.
A Cantata BWV 208, Was mir behagt, ist nur die muntre Jagd, a designada Cantata da Caça, foi composta em 1713, no âmbito das suas funções como organista em Weimar, ainda que para a vizinha corte de Weissenfels, cujo príncipe, Christian, era um entusiasta da caça.
Salomo Franck, secretário consistorial de Weimar e libretista de muitas das cantatas de Bach, é o autor do texto desta peça que também fez parte da celebração do trigésimo quinto aniversário do príncipe.
Resumidamente, estamos na presença de quatro personagens: Diana (soprano), Endymion (tenor), Palas (soprano II) e Pan (barítono). Endymion, amante de Diana, queixa-se de ela não lhe dar a devida atenção em consequência do excesso das caçadas. Contudo, quando percebe que tudo era em honra de Christian, Endymion não mais se lamenta e junta-se a Diana numa canção de louvor. Tanto Pan, deus dos campos como Palas, deusa dos pastores, igualmente se lhes juntam. Então os atributos de Pan são transferidos para Christian enquanto uma série de temas são cantados até que todos se unem nos Coros [11] Lehe, Sonne dieser Erden (Longa vida ao Sol desta Terra) e [15] Ihr lielichste Blicke, ihr freudige Stunden ( Ah, amenos momentos! Oh, horas de prazer!).
A música das diferentes árias é um encanto. A ária para soprano [9] Schaffe können sicher weiden (Os carneiros podem pastar à vontade) atingiu uma popularidade absolutamente extraordinária. Igualmente, hão-de reparar que a ária [13], também para soprano, Weil die wollenreichen Herden (Enquanto cresce a lã do rebanho) termina com um ritornello, circunstância que sugere uma pausa de dança. Por outro lado, toda a cantata evolui com motivos de caça, emprestando à obra uma evidente continuidade formal.
Eis os detalhes da peça para uma audição mais cuidada:
00:00 1. Recitativo (Soprano 1)
Was mir behagt, ist nur die muntre Jagd!
00:34 2. Aria (Soprano 1)
Jagen ist die Lust der Götter
02:25 3. Recitatif (Tenor)
Wie? schönste Göttin? wie?
03:38 4. Aria (Tenor)
Willst du dich nicht mehr ergötzen
08:23 5. Recitativo (Soprano 1, Tenor)
Ich liebe dich zwar noch!
10:43 6. Recitativo (Barítono)
Ich, der ich sonst ein Gott
11:20 7. Aria (Barítono)
Ein Fürst ist seines Landes Pan!
13:54 8. Recitativo (Soprano 2)
Soll denn der Pales Opfer hier das letzte sein?
14:31 9. Aria (Soprano 2)
Schafe können sicher weiden
19:28 10. Recitativo (Soprano 1)
So stimmt mit ein
19:40 11. Coro
Lebe, Sonne dieser Erden
22:54 12. Aria (Soprano 1, Tenor)
Entzücket uns beide, ihr Strahlen der Freude
24:54 13. Aria (Soprano 2)
Weil die wollenreichen Herden
26:43 14. Aria (Barítono)
Ihr Felder und Auen
30:03 15. Coro
Ihr lieblichste Blicke, ihr freudige Stunden
PS:
Aos «mais sensíveis», incluido militantes da fracturante perseguição aos malvados caçadores, gostaria de lembrar que a caça – também – pode ser encarada como a necessária e saudável prática venatória afim da manutenção de um equilíbrio ecológico sempre muito difícil de alcançar. Tenho amigos caçadores civilizadíssimos, amantes dos animais, respeitadores dos direitos dos animais, cuja paixão, de modo algum, os isenta desta perspectiva.
A propósito, deixem que recorde, com imensa saudade, João de Noronha Galvão Oliveira Martins (tio de Guilherme, actual Presidente do Tribunal de Contas) grande amigo e íntimo da família dos meus sogros, a quem devo uma aprendizagem muito sofisticada das boas coisas da vida, cultivando o melhor convívio, no contexto de irrepreensíveis princípios de educação. Era um grande caçador e, naturalmente, um contador de histórias, num português impecável, que tenho sempre presente, como paradigma. Também em sua memória estes excelentes momentos musicais.
Boa audição!
http://youtu.be/yc_btdk-_d4
A gravação que ouvireis, a todos os títulos recomendável, conta com interpretações de alto nível: Vozes femininas, Yvonne Kenny e Angela Maria Blasi; Tenor, Kurt Equiluz; Barítono, Robert Holl. Coro Arnold Schönberg, Concentus Musicus Wien, direcção de Nikolaus Harnoncourt
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