[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 10 de novembro de 2013




Prof. António Lamas,
outra justíssima distinção

[transcrição do artigo publicado na edição de 8 de Novembro de 2013 do Jornal de Sintra]
 
Na passada segunda-feira, dia 4, no Hotel Tivoli, o Rotary Club de Sintra promoveu um jantar de homenagem ao Prof. Doutor António Ressano Garcia Lamas, Presidente do Conselho de Administração da empresa de capitais públicos Parques de Sintra Monte da Lua, com o objectivo de o distinguir como Profissional do Ano.

Não me sendo possível fazer sequer sucinta referência à presença de tantos e bons sintrenses que, em simultâneo, também são excelentes rotários, permitirão que destaque a alma mater de conhecidas campanhas locais de angariação de fundos que é o Senhor Jacinto Baeta, membro mais antigo e actual número um do clube local em quem, muito informalmente, reconheço a satisfação de todos pelo significado e profunda simbologia da cerimónia que ali aconteceu.

Mais uma vez, estive entre amigos e em ambiente da maior simpatia. Desde os outros membros do Conselho de Administração, Dr. João Lacerda Távares e Engº Manuel Baptista aos técnicos com quem mais lido, nas minhas lides, Dra. Ana de Oliveira Martins e Engº Nuno Oliveira, aos directores dos palácios, Dra. Inês Ferro e Arq. António Nunes Pereira, com todos mantive contactos que, na sua flagrante informalidade, não deixaram de ser muito gratificantes.

Felizmente, Sintra bem pode orgulhar-se dos óptimos profissionais que, em todos os domínios de actividade, quer nos sectores do comércio e da indústria, dos bens e serviços, quer no âmbito da acção cultural e educativa ou no desporto, constantemente se notabilizam a nível individual, contribuindo para o enriquecimento desta singular comunidade à qual dedicam e devotam o melhor do seu saber e labor.

Raros, muito raros, contudo, serão aqueles que, no desempenho das missões que lhes foram confiadas, atingem o gabarito do Prof. António Lamas. Engenheiro Civil e académico ilustre, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico, com um currículo brilhante como dirigente máximo de várias entidades públicas tais como o Instituto Portugês do Património Arquitectónico e Instituto das Estradas de Portugal.

Depois de outras distinções locais, dentre as quais avulta a da Câmara Municipal de Sintra, com a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, coube agora ao Rotary local, destacar o alto nível de capacidade de realização e de concretização dos mais sofisticados projectos de defesa, preservação e recuperação do património natural e edificado confiado à PSML, empresa onde  a sua acção tem sido decisiva no sentido de já ter sido distinguida dentre as mais notáveis empresas que, a nível mundial, promovem atitudes de recuperação de bens  patrimoniais de valor inestimável.

Coube ao Protocolo do Rotary, através do Senhor Tenente-General José Monteiro Martins, evidenciar o empenho do Prof. Lamas na motivação de um formidável grupo de colaboradores, desde os conservadores e directores dos Palácios de Sintra, Pena, Queluz e Monserrate, a todos quantos dão o seu melhor ainda e, por exemplo, na Escola Portuguesa de Arte Equestre, no Castelo dos Mouros, Convento dos Capuchos, uma estupenda equipa de técnicos, das mais diferentes especialidades, arquitectos, engenheiros, informáticos, relações públicas, animação cultural, edições e publicações, jovens na maior parte dos casos, que tanto têm contribuído para o enriquecimento de Sintra.

Naturalmente, é Sintra que beneficia de quadro tão favorável, decorrente da actividade de uma empresa que, cumpre sublinhar, não recebe um cêntimo do erário público. Hoje em dia, como nunca anteriormente, é com a maior exuberância que se manifesta a relação cada vez mais íntima e recíproca, entre o sucesso dos monumentos aludidos, que registam um cúmulo de cerca de milhão e meio de entradas, e a actividade dos agentes económicos sintrenses, com particular ênfase para aqueles que se inserem no universo do turismo.

Com a natural discrição da sua índole, mas não deixando créditos por mãos alheias, o Prof. António Lamas teve oportunidade de realçar isto mesmo no seu discurso de agradecimento. Sintra e a PSML vivem, de facto, numa simbiose irrepreensível. Porque as citadas jóias da coroa não poderiam estar mais bem entregues, Sintra rejubila, aliás, como tem sido público e notório. E foi naquele momento do tão agradável serão, que o Presidente da PSML partilhou uma excelente novidade com todos os que tivemos o privilégio de ali estar.

Pois, então, em primeiríssima mão, deu-nos conta o Prof. António Lamas de que o degradado Hotel Netto que, a breve trecho, passará a integrar o património da PSML, vai ser devidamente recuperado, com o recurso a verbas já equacionadas e negociadas, com o objectivo de o transformar num moderno e agradável hostel, atraindo e cativando para essa futura unidade hoteleira a específica clientela da juventude. Assim sendo, não tenhamos qualquer dúvida, com a sua presença no centro histórico de Sintra, a partir das condições que ali lhes serão facultadas e disponibilizadas, tais jovens vão contribuir decisivamente para a animação sociocultural de uma zona que bem merece tal dinamização.

Prof. Doutor António Ressano Garcia Lamas, Profissional do Ano? Sem dúvida, uma justíssima homenagem! No meu caso, seu amigo, apoiante e admirador desde os seus primeiros dias na PSML, não é fácil exprimir o regozijo que sinto. Gostaria, também nestas páginas do Jornal de Sintra, de lhe deixar uma palavra que, estou certo, não haverá sintrense que não comungue. Naturalmente, palavra de reconhecimento a alguém que não só é o Profissional do Ano mas também, como tão bem sabem qualificar os britânicos, um dos raros men for all seasons

 
[João Cachado escreve de acordo com a antiga ortografia]

Sem comentários: