[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013



Efeméride mozartiana
 
[facebook, 04.12.2013]



No dia 4 de Dezembro de 1786 Mozart completava o seu Concerto para Piano e Orquestra No. 25 em Dó maior, KV. 503 que vos apresentarei numa interpretação de Mitzuko Uchida com a Filarmónica de Viena sob a direcção de Ricardo Mutti.

Gostaria de chamar a atenção dos meus amigos que mais familiarizados estarão com a obra de Amadé para algumas curiosidades. Em primeiro lugar a circunstância de esta obra apresentar um flagrante paralelismo com o Quinteto de Cordas em Dó, KV. 515. Seguidamente, o facto de um dos temas secundários do primeiro andamento, ‘Allegro maestoso’, ser uma marcha que, frequentemente, nos lembra “La Marseillaise” (reparem, aos 13’ e 20”) que, na altura, ainda não tinha sido composto.

No seu Concerto para Piano e Orquestra No. 4, Beethoven faz citações desta obra de Mozart. E, talvez, a mais famosa das conotações será com a Quinta Sinfonia também de Beethoven, cujo célebre motivo do primeiro andamento se parece muito com um deste concerto.

Como ainda poderão verificar, o terceiro andamento, ‘Allegretto’, na forma sonata, abre com um tema gavotte da ópera “Idomeneo”. Johann Nepomuk Hummel, um dos mais conhecidos alunos de Mozart, tinha esta obra em especial apreço, recebendo dela influência para o seu Concerto para Piano e Orquestra em Dó, op. 36.

Quanto à interpretação de Uchida, parece-me luminosa. Já em relação à direcção da orquestra, perceberão que, no segundo andamento, ‘Andante em Fá Maior’, Mutti optou por certa subtil aceleração que nada beneficiou a prestação geral.

Boa audição!

http://youtu.be/c91sftnGkZY
 
 

Sem comentários: