[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 8 de dezembro de 2013



Mozart,
Requiem


[facebook, 6.12.2013]
 
 
A primeira audição pública das partes do "Requiem" que Mozart compusera até deixar a obra incompleta, aos 8 compassos do Lacrymosa, terá acontecido precisamente há 222 anos, em 6 de Dezembro de 1791, numa cerimónia de exéquias na igreja de St. Michael em Viena. Outra datação, para a qual mais me inclino, remete o evento para quatro dias mais tarde.

A não ser esta pequena discrepância de datas, sabe-se todo o detalhe, incluindo a certeza de que os músicos tocaram graciosamente durante o serviço religioso. E, certamente, não poderão ter tocado além dos referidos compassos já que, embora tivesse deixado instruções preciosas para o completamento da obra, tal só aconteceria mais tarde, como sabem, depois de uma série de vicissitudes, pela mão de Franz-Xaver Süssmayr.

Gostaria de vos propor uma interpretação da obra que foi gravada na Catedral de Salzburg, no contexto de uma memorial em honra de Herbert von Karajan, com a Orquestra Filarmónica de Berlin, Coro da Rádio Sueca, Vozes de Karita Mattila, Sara Mingardo, Michael Schade e Bryn Terfel, sob a direcção de Abbado. [Inicia-se aos 11' e 40"]

Esta obra é precedida por mais duas obras, também de Mozart, "Grabmusik" KV. 42 e 'Laudate Dominum' das "Vesperae Solenes de Confessore" KV. 339, em interpretações absolutamente sublimes de Rachel Harnisch.

Como verificarão, a gravação também regista a natural comoção da viúva Eliette Mouret von Karajan.

Boa audição!

http://youtu.be/kAURk6sm_Jc
 
 

Sem comentários: