[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014



András Schiff,
Medalha de Ouro da
Royal Philharmonic Society
 
 
[facebook, 31.12.2013]
 

É verdade, um grande pianista e maestro. Um dos grandes mozartianos, dos poucos galardoados com uma outra medalha de ouro, igualmente do maior prestígio, atribuída pela Fundação do Mozarteum. Todos os anos, tenho o privilégio de beneficiar do seu saber, da sua simpatia, pelo que, também em 2014, durante a Mozartwoche, lá estarei em Salzburg, com ele e com sua mulher, a partir de dia 22 de Janeiro.

Com a «sua» orquestra Cappella Andrea Barca - [formação cuja designação é inspirada no próprio nome do artista, Andrea (de András) e Barca (Schiff, 'barco')], formada por excelentes músicos provenientes de outras orquestras, permanentemente convidados da Mozarteum - interpretará, num primeiro evento, em 24.01, os Concertos para Piano KV. 449, 450 e 451; numa segunda oportunidade, em 25.01, o Quinteto em Mi Maior KV. 452, o Concerto para piano KV. 453, a Sonata para Piano em Si Maior KV. 454, 10 Variações em Sol Maior KV. 455 e o Concerto para piano KV. 456; finalmente, em 26.01, a Sonata para Piano em Dó menor, KV. 457, o Quarteto em Si Maior KV. 458 e o Concerto para Piano KV. 459.

Como se poderá verificar, dentro do grande festival Mozart que é a Mozartwoche, só a participação de András Schiff e da Cappella Andrea Barca, constituem um pequeno festival... É por estas e por outras que, em nenhuma outra latitude, é possível concentrar 31 eventos, do mais alto gabarito, com música de Mozart ou de outros compositores mas sempre com uma relação ao universo mozartiano.

Nesta próxima edição, por exemplo, uma grande presença será a da música de Arvo Pärt, com o próprio compositor in loco, e também Carl Philipp Emanuel Bach, Gluck, Beethoven, Schubert, Richard Strauss, Johannes Brahms e Muzio Clementi.

Eis uma gravação do Concerto para Piano e Orquestra em Sol Maior, KV. 453, datada de 1984, com a Camerata Salzburg sob a direcção do saudoso Sandor Végh.

Boa audição!


http://youtu.be/qCGmpFbWAUU

Sem comentários: