[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 11 de janeiro de 2014





Notícias da Mozartwoche 2014 [I]


Como já tive oportunidade de vos pôr ao corrente, o grande festival de Inverno de Salzburg deste ano, cuja abertura ocorre no próximo dia 23, começa com uma récita de Orfeo ed Euridice de Gluck. Como pode
m verificar pela foto disponibilizada pelo Mozarteum, referente a um momentos dos ensaios, aí têm a nossa na Quintans que será 'Amore'.

Boa altura esta para recordar um momento da segunda cena do primeiro acto, gravação obtida no Festival de Glyndbourne de 1982. Trata-se da célebre Ária  Gli sguardi trattieni, aqui interpretada por Elizabeth Gale que contracena, nem mais nem menos do que com Dame Janet Baker. Raymond Leppard dirige a London Philharmonic. 

Eis os textos:


[AMORE]

Gli sguardi trattieni,
Affrena gli accenti:
Rammenta che peni,
Che pochi momenti
Hai più da penar.

Sai pur che talora
Confusi, tremanti
Con chi gl'innamora
Son ciechi gli amanti,
Non sanno parlar.


[ORFEO]

Che disse! che ascoltai! Dunque Euridice
Vivrà, l'avrò presente! E dopo i tanti
Affanni miei, in quel momento, in quella
Guerra d'affetti, io non dovrò mirarla,
Non stringerla al mio sen! Sposa infelice!
Che dirà mai? che penserà? preveggo
Le smanie sue: comprendo
L'angustie mie. Nel figurarlo solo
Sento gelarmi il sangue,
Tremarmi il cor... Ma... lo potrò... lo voglio,
Ho risoluto. Il grande,
L'insoffribìl de' mali è l'esser privo
Dell'unico dell'alma amato oggetto;
Assistetemi, o Dei, la legge accetto.

Addio, o miei sospiri!
Han speme i miei desiri!
Per lei soffrir vo' tutto
Ed ogni duol sfidar!
Io vo' da l'atre sponde
Varcar di Stige l'onde
E de l'orrendo Tartaro
Le Furie superar!


Boa audição!


http://youtu.be/-CazzRM_pGg
Ivan Alexandre (Regie) probt bereits mit Ana Quintans (Amor) Camilla Tilling (Euridice) und Uli Kirsch (Tod) (c)ISM / Wolfgang Lienbacher


Sem comentários: