[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014



Gulbenkian,
ainda o regresso

[facebook, 20.02.2014]


1.Voltei ao auditório da Gulbenkian no passado domingo para o concerto da série Grandes Intérpretes, com os agrupamentos corais Orféo Català & Cor de Cambra, cuja interpretação do “Requiem” de Fauré, sob a direcção de Josep Vila i Casañas, que aqui anunciei oportunamente, não me satisfez particularmente.

Falta de subtileza na abordagem de momentos de grande elevação espiritual, em resultado de opções da direcção, foi a nota menos positiva. De qualquer modo, dois
coros formidáveis, de referência ibérica, numa primeira parte irrepreensível, para a interpretação de obras de música sacra e tradicional de autores catalães.

Voltei à «nossa casa» da Avenida de Berna. Uma emoção. Fui com duas horas de antecedência. Andei por onde pude, na companhia de amigos, tão emocionados como eu com este regresso a um espaço que frequento desde 1969. O que ali tenho vivido, nestes quarenta e cinco anos, é uma parte tão especial da minha vida, contribuiu de tal modo não só para o meu mas também para o enriquecimento de tantas pessoas que só apetece iniciar um processo de, pelo menos, beatificação do Senhor Gulbenkian…

2.Hoje à noite, concerto com a Orquestra Gulbenkian, num reencontro com o maestro Jukka-Pekka Saraste, que vem dirigir a Sinfonia No. 1, op. 39 de Jean Sibelius e o Concerto para Piano e OrquestraNo. 3, op. 30 de Sergei Rachmaninov, peça esta que tem Jorge Luís Prats como solista.

Pessoalmente, tenho Saraste como um dos mais empenhados e sérios dirigentes. Por si fala o resultado dos trabalhos em que se envolve com as diversas orquestras às quais tem estado afecto, o festival de que é director artístico, a orquestra de câmara que fundou. E, no que a Mozart respeita, conservo a melhor das impressões das peças que ouvi sob sua direcção.

Deixo-vos com uma gravação, altamente recomendável, de uma leitura muito expressiva do Concerto de Rachmaninov, bem representativa do labor deste maestro com a «sua» Orquestra Sinfónica da Rádio de Colónia, neste caso com uma magnífica interpretação de Denis Matsuev. [At. ao encore].

Boa audição!

http://youtu.be/uPJFVHbKuv0
 
 

Sem comentários: