[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 8 de março de 2014



Gulbenkian,
ontem à noite
 
 
[facebook, 7 de Março de 2014]


A Orquestra Gulbenkian, sob direcção do seu maestro titular Paul McCreesh, apresentou-se ontem à noite, em grande forma, para a interpretação de um programa tão compósito quanto coerente nas suas afinidades temáticas. Em especial, para aqueles que não puderam deslocar-se, um repositório alargado do que ontem se ouviu através de gravações que, nalguns casos, são de referência.

Na primeira parte, além da auspiciosa estreia absoluta de “Reflections…” de Ana Seara, duas obras de Johann Sebastian Bach, Prelúdio e Fuga em Ré Maior BWV 532 e a Fantasia e Fuga em Dó menor, BWV 537, respectivamente, em orquestrações de Ottorino Respighi e Edward Elgar.

Depois, uma obra coral-sinfónica de grande fôlego, de Felix Mendelssohn Bartholdy, a Sinfonia No. 2, em Si bemol Maior, op. 52, ‘Lobgesang’, em versão para Inglês. Coro e Orquestra Gulbenkian, Lucy Crowe, soprano, e Bem Johnson, tenor, numa interpretação de excelente nível que, mais uma vez, vem confirmar como a direcção de McCreesh, tal como havia previsto, se tem revelado do maior benefício. É um grande senhor das lides musicais de maior prestígio que, em Lisboa, está a fazer o trabalho com a qualidade que se lhe reconhece em todas as latitudes.

Agora, as minhas propostas.

Creio que, para efeitos das abordagens tão informais e despretensiosas que aqui vos proponho, hoje se justifica plenamente que, além das versões orquestrais - abaixo indicadas por (II), interpretada pela Seattle Symphony Orchestra , sob a direcção de Gerard Schwarze e (IV), com a BBC Symphony Orchestra dirigida por Sir Andrew Davis - também traga as peças originais para órgão a partir das quais os dois aludidos compositores trabalharam. Por isso, além das duas precedentes, eis também as assinaladas pelos comandos (I) e (III), respectivamente em leituras de John Scott Whiteley e Ton Koopmann.

Quanto à Sinfonia de Mendelssohn, deixar-vos-ia com a magnífica abordagem de Vladimir Ashkenazy, dirigindo a Orquestra Sinfónica Alemã [Deutche Symphonie-Orchester Berlin], o Coro Rundfunkchor Berlin, tendo como solistas Juliane Banse, Sibylla Rubens, sopranos, Vinson Cole, tenor, com textos em Alemão, para os quais vai a minha preferência já que, até em termos da síntese acústica, melhor funcionam do que a versão para Inglês.

Boa audição!


http://youtu.be/xPmNivYXveQ   [[Prel. e Fuga Ré Maior, Bach, órgão]
http://youtu.be/OnPVZpVZXDc [Prel. Fuga Ré Maior, Bach/Respighi]
http://youtu.be/w1bza_bRFLo     [Fantasia e fuga em Dó menor, Bach, orgão]
http://youtu.be/4InHZXtlrcQ       [Fantasia e fuga em Dó menor, Bach/Elgar]
http://youtu.be/aMf-X0zN_Os     [Mendelssohn]

 

Sem comentários: