[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 27 de março de 2014



Teatro
sentenças de Pirandello



Hoje, a propósito do dia que se celebra, lembrei-me de Pirandello e, naturalmente, de "Seis Personagens à procura de Autor", peça que é uma das melhores fontes de sentenças sobre o universo teatral.

Apenas três referências.


 "(...) Todo o fantasma, toda a criatura de arte, para existir, deve ter o seu drama, ou seja, um drama do qual seja personagem e pelo qual é personagem. O drama é a razão de ser da personagem, a sua função vital, indispensável à sua existência. (...)"

"(...) Quando nasce, uma personagem adquire uma tal e imediata independência, inclusive do próprio autor, que todos a podem imaginar em situações que ele jamais pensou enquadrá-la, e, por vezes, até pode adquirir um significado que o autor jamais sonhou atribuir-lhe! (...)"

"(...) Quem tem a sorte de nascer personagem vivo, até da morte pode rir. Não morre mais... Quem era Sancho Pança? Quem era Don Abbondio? E, no entanto, vivem eternamente, pois - vivos embriões - tiveram a sorte de encontrar uma matriz fecunda, uma fantasia que soube criá-los, alimentá-los, fazendo com que vivam para a eternidade! (...)"


O sortilégio desta obra é bem conhecido. A sua representação tem constituído um imenso desafio para encenadores, actores, companhias, técnicos das mais diferentes áreas. Claro que, aqui tendo chegado, não poderia senão propor-vos esta versão da famosa Compagnia dei Giovani, sob a direcção do mítico Giorgio de Lullo (1921 – 1981), ele que foi responsável pela encenação das obras principais de Pirandello, dentre as quais, Sei personaggi in cerca d'autore, Il giuoco delle parti ou Enrico IV.

Deixo-vos com um excerto [I] da peça. Cerca de um quarto de hora de puro gozo da arte de representar. Tenho a certeza de que ficarão cativos. Já a pensar naqueles que gostarão de assistir à representação da peça na totalidade, precisamente por esta mesma companhia, também vos deixo o comando [II] para o efeito.

 É, de facto, a grande festa do Teatro!


http://youtu.be/7OU9gwYDmtg [I]  excerto
http://youtu.be/cEhP2a8I4Ok     [II] peça completa

Sem comentários: