[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 19 de abril de 2014



Sintra
A maravilha acessível


Acessível? Tão acessível que é GRATUITO! Aos domingos de manhã, os munícipes de Sintra têm entrada gratuita, absolutamente gratuita, em todos os monumentos, parques e jardins de
Pena | Monserrate | Capuchos | Mouros, afectos à gestão da Parques de Sintra Monte da Lua!

A esta chamada de atenção para vantagem tão evidente, acrescentarei algumas palavras de cunho pessoal. Com as filhas, genros e netos, com amigos, nós também aproveitamos a entrada gratu...
ita aos domingos de manhã, para gozar a maravilha destes espaços que sentimos como nossos porque fazem parte das nossas vidas, desde que nos conhecemos.

Hoje-em-dia, perante tanta Beleza, não parece possível que, até há relativamente pouco tempo, estes parques e jardins tivessem vivido uma horrorosa decadência durante dezenas de anos. Nesse período, de facto, muito sofremos pelo quase irremediável estado de degradação que atingiram. Tivemos de lutar, de intervir cívica e civilizadamente, mas valeu a pena.

Nesta Primavera, tempo de passagem e de renovação, que a Páscoa anuncia e celebra, ao lembrar-vos como tão acessível é esta maravilha, permitam que enviemos um sincero abraço de gratidão aos nossos amigos da PSML pelo magnífico trabalho que, em nosso nome, têm levado a cabo.
*************************** 
 

Todas as primaveras nos Parques da Pena e de Monserrate são marcadas pela profusa floração dos Rododendros e Azáleas. Desde árvores a pequenos arbustos, surgem nestes jardins Rododendros de várias espécies e variedades: de folha caduca ou persistente, de flor pequena ou de grandes dimensões, com uma grande gama de tons – do branco ao rosa, violeta, laranja ou vermelho. Estas espécies foram introduzidas nos Parques da Pena e Monserrate durante o séc. XIX, aquando da construção destes jardins. Foi uma planta muito popular na época, que na serra de Sintra encontrou as condições ideais de desenvolvimento: solo ácido, humidade, precipitação e temperaturas amenas. (9 fotos)

Sem comentários: