[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 29 de abril de 2014



Efeméride mozartiana

29 de Abril de 1786

 

Viena, Mozart termina a ópera "Le nozze di Figaro" [mais tarde, catalogada como KV. 492], dando entrada no seu registo pessoal: "Em 29 de Abril, Le Nozze di figaro. opera buffa. em 4 Actos.; 34 A
ctores. Signore Storace, Laschi, Mandini, Bussani, e Nannina Gottlieb. ; Signori Benucci, Mandini, Occhely, and Bussani. Portanto, como grande protagonista, a mais famosa de todas as contemporâneas vozes de soprano da capital do Império, Nina Storace.

Comemorando a efeméride, proponho que ouçamos um final de grande luxo e também celebérrimo na história da ópera, o sexteto, cujas personagens e intérpretes são «só»:

Susanna, Anna Netrebko,
Figaro, Ildebrando d´Arcangelo, Chrubino, Christine Schäffer,
Conte, Bo Skovhus,Contessa, Dorothea Röschmann,
Marcelina, Marie McLaughlin, Bartolo, Franz Josef Seelig.

Assisti, no Festival de Salzburg de 2006, por ocasião do 250º aniversário do compositor, a uma das récitas desta produção. E deixem-me confessar que já tenho tido muito melhores dias... A encenação era um bocado descabida, Harnoncourt dirigiu demasiado lento em determinadas passagens, a Netrebko também não esteve particularmente bem.

Não é por estarmos em Salzburg, onde tudo é suposto ser superlativo que tal sempre acontece. Muitas vezes, deparo com opiniões de certas pessoas que, pelo facto de terem presenciado determinado espectáculo «lá fora», num grande 'santuário' se obrigam a expressar uma opinião positiva... Impõ-se ter sempre, bem afiado, o espírito crítico. Comigo, contem, para o bom e para o mau.

Então, aqui têm. Boa audição!

http://youtu.be/IzGW7UF3uHI
 
 

Sem comentários: