[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 24 de abril de 2014



Gulbenkian, 22 de Abril
 
Julia Lezhneva
e Orquestra Barroca de Helsínquia 


Razões de ordem vária têm-me impedido de apresentar ou comentar determinados eventos musicais com a regularidade que costumo dispensar à programação da Gulbenkian. Por exemplo, o concerto de ontem dever-me-ia ter obrigado a um anúncio com o maior destaque possível.

Ao Grande Auditório veio tocar a Orquestra Barroca de Helsínquia, sob a direcção de Aapo Häkkinen, para interpretação de um programa subordinado ao título “Ressurrezione, Händel em Iália” contando com a voz solista de Julia Lezhneva.

De facto, se o agrupamento orquestral em apreço me merece os maiores encómios há mais de uma dúzia de anos, a voz de soprano de Lezhneva é algo que conheço desde o mais remoto mas público surgimento, ou seja, logo depois do seu triunfo na sexta edição do prestigiado Concurso Internacional Elena Obraztsova em 2007.

Mark Minkowsky, sempre extremamente atento aos valores que, nos ‘lugares do estilo’, continuam a despontar, levou Julia Lezhneva à Mozartwoche de Salzburg no ano seguinte, portanto, muito antes de ser seu Director Artístico. A piquena, na altura com dezassete anos, deixou toda a gente embasbacada e este vosso amigo igualmente entusiasmadíssimo.

Posteriormente, em diferentes oportunidades e, apenas em Salzburg, tenho procurado não perder a oportunidade de a ouvir e acompanhar a sua evolução. Portanto, era em grande expectativa que aguardava a sua presença na Gulbenkian.

Bem, foi um sucesso estrondoso, para o qual, preciso é não esquecer, também altamente contribui a cumplicidade que, depois de várias oportunidades de trabalho em articulação, já une a cantora e a orquestra.

Ouvimo-los em excertos de “Ressurrezione”, HWV 47, “Salve Regina”, “Il trionfo del Tempo e del Disinganno”, HWV 46ª e “Agrippina”, HWV 6. Foram mais alguns daqueles momentos de privilégio excepcional que a Gulbenkian, só ela, tem conseguido suprir, sistematicamente, ao longo de tantos anos.

Para vos permitir uma ideia o mais aproximada possível da voz que ontem partilhámos, gostaria de vos propor algumas gravações do maior interesse, sempre com a participação de Lezhneva, em diferentes circunstâncias, inclusive com a mesma Orquestra Barroca de Helsínquia. Longo mas riquíssimo de valores, o vídeo respeitante ao aniversário de Les Musiciens du Louvre.

Boa audição!

http://youtu.be/c4DpYgG3FyM - 'Da tempeste il legno infranto'
http://youtu.be/mKNIvrIM3Q8 - 'Un pensiero nemico di pace'
http://www.youtube.com/watch?v=
Yw1A5TQVwvQ&list=RDYw1A5TQVwvQ&feature=share 'Lascia Chio pianga'
http://youtu.be/nOx7-oRvdJY - 30º aniversário Musiciens du Louvre
 
 
Handel: Da tempeste (Julia Lezhneva, Helsinki Baroque Orchestra)
Julia Lezhneva, soprano dir. Aapo Häkkinen Helsinki Baroque Orchestra G.F. Handel: Da tempeste il legno infranto (Giulio Cesare) Helsinki Music Centre, 31.12

Sem comentários: