[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 14 de abril de 2014






Gulbenkian,
Johann Sebastian Bach,
Paixão segundo São Mateus, BWV 244


Na próxima quarta-feira, pelas 19.00 horas, lá estarei no Grande Auditório para assistir à interpretação de uma peça acerca da qual já foram gastos todos os adjectivos. Melhores, piores e assim-assim têm sido as interpretações que já ouvi, ao vivo e em gravações discográficas. Não vou destacar seja qual for mas concedo-vos a liberdade de concluírem como melhor vos aprouver, a partir da escolha que fiz no s...
entido de vos proporcionar mais uma oportunidade de audição...

No dia da minha assinatura, a 16 - aliás como já a partir de hoje e amanhã à mesma hora - teremos: Coro e Orquestra Gulbenkian, Coro Infantil da Universidade de Lisboa, as vozes solistas Sandrine Piau, soprano, Marie-Claude Cré Baleiro,happuis, mezzo, Vincent Lièvre-Picard, tenor (Evangelista), Christoph Genz, tenor, André Baleiro, baixo (Cristo), Peter Harvey (baixo), bem como Mathias Spaeter e Marcelo Giannini, respectivamente no alaúde e no órgão, sob a direcção de Michel Corboz.

Permitam um apontamento pessoal que registo com muito agrado. Já tenho partilhado convosco que fazem parte do Coro Gulbenkian, além de amigas e amigos, também alguns familiares, nomeadamente, os tenores Pedro Cachado e Aníbal Coutinho, este último, meu sobrinho.

Desta vez, porém, como já verificaram, para a interpretação da Paixão, intervém igualmente o Coro Infantil da Universidade de Lisboa, que conta com a promissora voz do meu homónimo sobrinho-neto João de Ávila Coutinho, com quem também partilho a data de aniversário. Nos seus dez anos, está ali um músico em potência que, como o pai - o mesmo tendo acontecido com o tio-avô... - faz música num Coro. Portanto, como compreenderão, é com emoção redobrada que assistirei ao evento.

Para já, como acima implicitamente prometido, aí vai a proposta de escuta da obra em apreço. Conta com a participação do tenor [Evangelista]: Anton Dermota;
baritono [Jesus]: Dietrich Fischer-Dieskau; soprano Elisabeth Grümmer;
contralto: Marga Höffgen; baixo [Arias, Judas, Pedro, Sumo-sacerdote, Pilatus]: Otto Edelmann. Um «disparate» de elenco, não é? Palavras para quê?!...

A Orquestra, sob a direcção de Wilhelm Furtwängler, em gravação colhida na Großer Konzerthaussaal de Viena, há precisamente 50 anos. Como verificarão, trata-se de uma versão resumida, entre outras circunstâncias também por se ter deparado com problemas técnicos na gravação original que impediram a sua remasterização.

Boa audição!
http://youtu.be/vyWnGXYsMHQ

NB:

Hoje à tarde, pelas 17,30, no Auditório 3 da FCG, Conferência por Manuela Toscano, subordinada ao tema: "A Paixão segundo São Mateus de JS Bach: na escuta de um drama da consciência"
 
 

Sem comentários: