[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 15 de maio de 2014



Claudio Monteverdi
(1567-1643)


15 de Maio de 1567



Nascido em Cremona, foi baptizado há precisamente 347 anos. Comemorando a efeméride, venho propor que ouçamos um excerto de "Il Combattimento di Tancredi e Clorinda", obra que tem a curiosidade de ter sido estreada em Veneza, no Palácio da família Mocenigo, ascendentes da Senhora Marquesa de Cadaval, palácio que, ainda hoje, permanece nas mãos da família.

Trata-se de obra concebida para o palco, enquadrando-se num género híbrido, entre a ópera, o madrigal e a cantata, sendo em parte recitada e em parte encenada e cantada. Foi composta em 1624 sobre um texto extraído da "Gerusalemme liberata" de Torquato Tasso, narrando o trágico confronto de dois amantes, o cristão Tancredo e da sarracena Clorinda, que, vestidos de armaduras, não se reconhecem e lutam até a morte dela. Quando se desvendam as identidades, Tancredo, transtornado, dá o baptismo 'in extremis', obtendo o perdão da amada.

Esta peça é importante porque nela Monteverdi apontou para a fundação do gênero da cantata profana e introduziu o 'stile concitato', propício à descrição de uma cena de batalha, com outros recursos técnicos como o pizzicato, o tremolo e instruções de performance como 'morendo, morrendo', 'decrescendo o volume e tornando mais lento'.

A obra está repleta de inovações ao nível da exploração dos timbres, dos harmónicos, rítmicos e vocais. A reação do público durante a aludida primeira apresentação perante os Mocenigo e seus convidados foi muito
emocionada.

Neste excerto ouviremos, como narrador:Werner Hollweg, tenor, Clorinda: Trudeliese Schmidth, soprano e Tancredi: Kurt Equiluz, tenor. Concentus Musicus Wien, sob a direcção de Nikolaus Harnoncourt.


http://youtu.be/NZgqivymggQ

 



Sem comentários: