[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 9 de maio de 2014



Concerto Gulbenkian 
08.04.2014, 21.00 - Grande Auditório

 Orquestra Gulbenkian
Jean-Claude Casadesus, Maestro
David Lefèvre, violino


 Programa:


- Abertura Festiva em Lá Maior, op. 96, D. Chostakovitch
- Concerto para Violino e Orq. No. 1 em Ré Maior, op. 19, S. Prokofiev
- Pavane par une infante défunte, M. Ravel
- Noite no Monte Calvo (arr. Rimsky-Korsakov), M. Mussorgsky
- O Pássaro de Fogo, I. Stravinsky

Acerca do Maestro Jean Claude Casadesus, que hoje dirige a Orquestra Gulbenkian, passo a transcrever a nota biográfica que consta do programa da Fundação. Nascido em Paris no seio de uma família de artistas, filho de atores e neto de músicos, Jean Claude Casadesus começou a sua carreira como percussionista, chegando a receber o 1.º Prémio do Conservatório Nacional External Link Superior de Paris em 1959.

Estudou composição de música para filmes e teatro antes de estudar direção de orquestra com Pierre Boulez e Pierre Dervaux. Tocou jazz com o trombonista Maurice Jospin, o irmão de um futuro primeiro-ministro, ou ainda com o saxofonista Lester Young, e acompanhou cantores como Jacques Brel e Charles Aznavour. Gravou ainda músicas para filmes de François Truffaut, Louis Malle e dirigiu operetas no Teatro de Chatelêt.

Foi maestro assistente da Ópera de Paris e da Ópera Cómica e participou na criação, ao lado de Pierre Dervaux, da criação da Orquestra Nacional dos Países da Loire, onde foi maestro-adjunto. Em 1976 é nomeado diretor musical da Orquestra Nacional de Lille, lugar que ocupou até hoje, mas ao qual irá renunciar em 2015. A par deste percurso, Jean-Claude Casadesus construiu uma vasta carreira ao nível internacional como maestro convidado de orquestras de todo o mundo e como diretor musical de óperas.

Atualmente preside à associação Musique nouvelle en liberté. Fundada por Marcel Landwoski, a associação tem por missão alargar os públicos da música contemporânea, apoiando eventos e festivais que incluam obras contemporâneas na sua programação.

Como prólogo para o Concerto desta noite, eis uma gravação da peça de Prokofiev. A solista, ainda muito novinha, é Hahn. Lorin Maazel dirige a Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera.

I. Andantino (00:00)
II. Scherzo: Vivacissimo (09:51)
III. Moderato - Andante (13:44)
Hilary Hahn, violin

Boa audição!



http://youtu.be/I2RbO3a3-B8
 



Sem comentários: