[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 17 de junho de 2014



FESTIVAL DE SINTRA
________  PRESTES A COMEÇAR ________




Toda a informação de que carecem, num 'site' que a Câmara Municipal de Sintra afectou totalmente aos eventos programados.

Há concertos e recitais imperdíveis, 'actividades paralelas' do maior interesse. Não se distraiam!. Contactem imediatamente as bilheteiras. Os preços dos acessos são ridiculamente baixos em relação à qualidade das propostas. Ao contrário do que, por vezes, é posto a circular por «fontes muito mal informadas», o Festival de Sintra pode ser tudo menos elitista. Aliás, se essa gente soubesse o que é um festival elitista, elitista a sério, cobria a cara de vergonha por escrever tais aleivosias sobre o de Sintra...

Eis o que, acerca da programação, tive oportunidade de escrever no contexto de um artigo publicado no 'Jornal de Sintra' no passado dia 6 de Junho:

"(...) Entre os dias 20 de Junho e 11 de Julho, além de concertos, recitais de piano, de canto e piano e música de câmara, num total de onze eventos musicais, o Festival também contará com actividades paralelas. A programação que já é possível detalhar, é da responsabilidade de Adriano Jordão, conhecido pianista, professor, maestro e diplomata cultural que bem podemos considerar uma notável figura, não só do mundo musical stricto sensu mas também da cultura portuguesa em geral, ele que, igualmente, é o actual Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal e Director do Instituto Camões no Brasil, agora assumindo as funções normalmente atribuídas ao Director Artístico do Festival de Sintra.(...)

(...) o programa é excelente, anima-o grande coerência, apresenta peças de compositores das várias épocas do período romântico, concentra um estupendo grupo de artistas, acontece nos melhores locais. Que formidável ramalhete de vantagens! Auguro o maior sucesso, desde que a divulgação seja a mais conveniente e adequada, ao contrário do que vinha acontecendo nos últimos anos em que a excelência das propostas era traída pela deficiente promoção."

Fim de citação. A divulgação é o aspecto que mais me preocupa. Quantas e quantas vezes, com programas excepcionais, o público não corresponde. Nem sempre a pouca adesão se justifica pela falta de divulgação mas esta, de qualquer modo, é absolutamente imprescindível. E só pode ser bem feita!...

Portanto, apressem-se! Em tempo de crise, não tenham a menor dúvida: É O MELHOR INVESTIMENTO. Façam vosso o princípio que se enquadra na decisão de Winston Churchill que, mesmo em tempo de guerra, decidiu poder cortar em tudo menos na Cultura. Invistam em vós mesmos, nos vossos filhos e netos. Venham ao Festival de Sintra. Lá nos encontraremos!
 


Sem comentários: