[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 16 de junho de 2014



Gloria a Deus,
Pai, Filho e Espírito Santo!




[facebook, 15.06.2014]


Hoje, dia da SSma Trindade, tão variadas e excelentes são as peças dos mais diferentes compositores que grande é a dificuldade da selecção. Decido-me por esta, de Antonio Vivaldi, o célebre 'Gloria' em Ré Maior, RV 589.

A música religiosa do 'padre ruivo' revela aspectos inesperados do seu génio e da sua personalidade, tais como a piedade, o fervor, uma profunda emoção que - enfim, não sendo de esperar do padre pouco ´ortodoxo',
do empresário algo duvidoso em questões de escrúpulo, do virtuoso da moda - tão manifestamente, irradiam desta soberba obra onde não encontramos nem as condescendências nem as simplificações prematuras tão habituais na época da composição.

A interpretação que vos proponho, quer na componente instrumental quer na vocal, é toda no feminino. Gravada na igreja de La Pietà - absolutamente imperdível para quem visite Veneza com o cuidado que merece - o célebre Ospedale della Pietà, asilo para jovens órfãs ou abandonadas, ao qual o compositor tão ligado esteve e por tanto tempo, o seu lugar de pureza e de purificação que, em simultâneo, funcionou como laboratório onde protagonizou algumas das mais brilhantes experiências musicais.

Boa audição!

http://youtu.be/cgaOVV4JQHA
 
 

Sem comentários: