[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 20 de junho de 2014



Sintra,
49ª edição do Festival de Sintra,
primeiros passos


Ontem, pelas 19.00 horas, no Casino de Sintra. Numa das salas - mais precisamente a que é afecta à fotografia - o MU.SA acolheu a informal mesa redonda de abertura desta edição de 2014 durante a qual, o Embaixador Seixas da Costa e o Prof. Adriano Jordão, em resposta a desafios colocados por Jorge Rodrigues, discorreram acerca de matérias
conotadas com a programação do Festival.

A linguagem romântica e suas raízes num Volk europeu emergente, no princípio e no fim do século XIX, as circunstâncias da «transferência» da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, particularidades do colonialismo português, seus traços consequentes e subsequentes mais ou menos evidentes na produção musical brasileira, e mais, mais conotações com o programa - sim, porque a conversa é como as cerejas... - em diálogo descontraído, informado e enriquecedor.

Podia ter estado mais gente? Ah, sem dúvida! Quem não pôde, não soube ou, pura e simplesmente, não quis estar presente, perdeu uma evidente oportunidade de partilha culta de uma troca de impressões suscitada pelo início das actividades constantes do programa. Felizmente, agora que começam os eventos, ainda há muita ocasião para desfrutar momentos do maior interesse.

Hoje à noite, por exemplo, no grande concerto sinfónico de abertura, o Maestro Álvaro Cassuto, na direcção da Orquestra Sinfónica Portuguesa, entre outras peças do maior interesse de um programa exclusivamente dedicado a Vianna da Motta, vai apresentar a sua leitura da Sinfonia "À Pátria" que, certamente, vai corresponder à expectativa que está a suscitar.

Façam o favor! Não deixem de aparecer! Lá nos encontraremos.

Sem comentários: